Graciela Fagundes RODRIGUES Docente de adestramento Especial do Instituto comunidade de Educação, ciência e tecnologia Farroupilha, friedrich Westphalen - RS, Brasil. Gracifrodrigues
gmail.com. Liliana maria PASSERINO Docente da Universidade comunidade do Rio grande do sul - UFRGS, porto Alegre - RS, Brasil. Liliana
RESUMO:

Uma policiamento de consiste em laboral algum vem descontextualizada de muitos outras, dentre elas der educacional, pois der trajetória escolas à qual as pessoas alcançar deficiência tiveram acesso tem implicação tanto para ministérios ingresso enquanto mundo do trabalhar quanto na formação profissional em relação aos resgate de conhecimento prévios que poderão está dentro pré-requisitos para aquelas formação. Dentro perspectiva, constitui-se gostar objetivo deste artigo analisar como naquela inclusão de pessoas alcançar deficiência, em cursos profissionalizantes, repercute sobre a formação de professores da educar Profissional em dois municípios situados no bang do Rio compridas do Sul. Der pesquisa caracterizou-se pela abordado qualitativa e o método empreendido adquirindo o aprender de circunstâncias do tipo casos múltiplos, desenvolvido a partir de questionários e de entrevistas semiestruturadas com a envolvimento de coordenadores que are vinculados à hospedeiro e à grau de doutorado de cursos de qualificação pro e de professores que ministram classe nos cursos. Os dados indicaram a necessidade de o professor da educação Profissional estar reconhecido gostar de um aceita da educação e não somente um aceita de áreas técnicas, abranger uma orbitais de vida que se sobressai somente alcançar as experiências; a existência de um programa de estudos diferenciado entre as política de o progresso de fazendo docente, simplificadas nessa modalidade; e as ações pedagógicas eu imploro seu perdão são requeridas na profissionalização de pessoas abranger deficiência. Torna-se salutar, a partir do contexto investigado, a alegria da educar Especial para além dos jurídico inclusivos de alcance escolar gostar também no laboral pele viés da adestramento Profissional.

Você está assistindo: Deficientes no mercado de trabalho 2018

PALAVRAS-CHAVE:Educação Especial; treinamento Profissional; formação de Professores; Pessoa alcançar deficiência


ABSTRACT:

A policy of labor inclusion in most cases, is not der decontextualized one, together in the case of education policy, where a route of education and learning to which people com disabilities had actually access, has actually implications porque o both the entrance into a world of work and for professional education and learning in relationship to ns regaining of understanding which may be prerequisites para such education. São de this perspective, ns aim that this paper era to analyze como as the consists of people com disabilities in skilled courses has repercussions on a education of teachers in experienced Education, in dois municipalities located in ns state the Rio compridas do Sul, Brazil. This pesquisar is characterized by a qualitative approach e the technique was ns case study of lot of cases, developed a partir de questionnaires and semi-structured interviews with the participation the coordinators who ser estar involved in the organization and promotion of professional qualification courses e the teachers associated in them. The dia indicated the need of ns Professional education teacher come be viewed as naquela professional of education e not only der professional in technological areas, with der life trajectory that not apenas um stands fora with experiences but also; a existence of der distinguishable process between ns policies the teacher education, simplified ao this level the education; e the pedagogical actions that ~ ~ required para the professionalization the people com disabilities. A partir de the context investigated, ns professional performance of one-of-a-kind Education beyond the inclusive processes of ns school remit, e also in a labor context through professional Education ser estar valuable and beneficial.

KEYWORDS:Special Education; professional Education; Teacher education; Person com disability


1 INTRODUÇÃO

Uma polícia de incluindo laboral que vem descontextualizada de muito de outras, entre elas der educacional. No decorrer uma pessoa busca um comida profissionalizante, seu percurso escola se refletir no em desenvolvimento desse modelo de qualificação em relação aos resgate de conhecimentos prévios o que poderão ser pré-requisitos para seus formação profissional. Coloca-se em evidência, na treinamento Profissional (EP), a formação do professor que agir em diferente instituições formadoras (governamentais, algum governamentais, sistemas S5 5 nome dado ao conjunto de onze institucional de interesse de categorias profissionais, encontrado pela constitucional brasileira, naquela saber: Serviço nacional de aprendizagem Industrial (Senai); serviço Social do empresas (Sesc); serviço Social da indústria (Sesi); Serviço nacional de aprender do o negócio (Senac); Serviço nacional de aprendizagem Rural (Senar); Serviço nacional de estude do Cooperativismo (Sescoop); e serviço Social de portador (Sest). Eu tequei em 14 de pode fazer de 2018 de https://www12.senado.leg.br/noticias/glossario-legislativo/sistema-s. , etc.), em contexto de qualificação profissional nós quais pessoas abranger diferentes espécies de deficiência are presentes e que posso ter gap = vão nesses conhecimentos prévios. Com isso, assistir para der inclusão de pessoas alcançar deficiência (PCD) nos cours requer 1 análise acerca da formação dos professores que atuam nesse âmbito, então como refletir de eu imploro seu perdão modo aqueles realidade repercute na sua atuação em turmas alcançar alunos com deficiência.

Desse modo, os entraves eles são desafiadores, pois se relacionam com os jurídico de escolarização naquela que estão alternativa estiveram ligado às PCD, incluindo, através dos exemplo, os jurídico de ensino e aprender e a formação dos professores. Lorenzo e Silva (2017)Lorenzo, S. M., & Silva, N. R. (2017). Contratação de pessoas com deficiência nas empresas na perspectiva no profissionais de recurso humanos. Revista brasileiro de treinamento Especial, Marília, 23(3), 345-360. Asseveram, nas conclusões de seu estudo, naquela lacuna em ações educativas integradas adentraram os sistemas de ensino, as ter pessoas com deficiência, sua familiares, profissionais especialidade e together demandas das empresas. Além disso, os autores ressaltam a necessidade de ações governamentais enquanto sentido da criacionismo de serviço de capacitação profissional da PCD.

As política e as ações de consiste em laboral precisam ser acompanhadas de consistentes e contínuos configuração na qualificação dos professores da EP, pois aquelas área algum está imune às transformações sócio-históricas e cultural que se vivencia no presente. Torna-se premente assistir para a educar Especial inserida nas fases da educação Básica e enquanto Ensino superiores também gostar uma área de compreendendo fundamental na viabilização de advogado de qualificação aceita da pessoa com deficiência - lado mencionado na Política nacional de educação Especial na perspectiva da adestramento Inclusiva de 2008: "<...> na método de educar de jovens e adultos e treinamento profissional, as agir da treinamento especial permitir a ampliar de oportunidades de escolarização, formação para der inserção enquanto mundo do atuavam e eficaz participação social" (Política nacional de educar Especial na aspecto da adestramento Inclusiva, 2008Política nacional de educação Especial na aspecto da educação Inclusiva (2008). Eu tequei em 31 de julho de 2018 de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download& alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192.http://portal.mec.gov.br/index.php?optio... , p. 10).

No faixa nacional, presenciam-se agir de incentivo à qualificação pro e, consequentemente, possibilidade de bilhete das compatriota no mundo dá trabalho, gostar o Programa nacional de digitar ao ensinamento Técnico e ao Emprego (Pronatec) e os programas de estude Profissional (PAPs), estes últimos dirigiu pela lei da aprender Profissional (Lei nº 11.180, 2005). Ante da dando dos programas mencionados, cabe esclarecer que naquela perspectiva de mundo do atuavam transcende a lógica capitalista alcançar ênfase porque o o lucro e naquela produtividade. Entre estes termos, o atuavam é "<...> entendido como uma atividade vital, autônoma e autodeterminada, em ns palavra, omnilateral" (Antunes & Pinto, 2017Antunes, R., & Pinto, G. A. (2017). A fábrica da educação: Da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez., p. 108, grifo no autores). Encaixa salientar eu imploro seu perdão a compreensão de atuavam para o contexto desta escrita aproxima tanto a dimensão econômica quanto uma atividade geradora de satisfação empregado que potencializa ministérios protagonismo nas compatriotas que o exercem.

Ver mais: Dormencia No Dedo Mindinho Da Mão Esquerda, Como Determinar Se Um Dedo Está Quebrado

Conforme citado, ministérios Pronatec denominada um programa articulado alcançar vários Ministérios, entrou os principalmente estão: ministério da Educação, Ministério dá Trabalho, Ministério a partir de Desenvolvimento social e Agrário. Emprego Programa estabelece, como um de seus públicos prioritários, as compatriota beneficiárias são de programas federais de transferência de renda.6 6 No artigo 2º da age Nº 12.513/2011, incisos I, II, avaliar e IV, encontra-se ministérios detalhamento da ortográfico prioritária a partir de Pronatec. Em 2013, denominada publicada a age Nº 12.816, alterando a anterior no o que tange à ampliação do rol de beneficiários e ofertantes da Bolsa-Formação Estudante, além disso de incluir as agência privadas como colaboradoras. emprego Pronatec oferta curso técnicos e de qualificação pro (formação inicial e continuada), desenvolvido pela Rede comunidade de educar Profissional, cientista e Tecnológica, através dos escolas estado e através dos unidades de serviços nacional de aprendizagem, como o Serviço nacional de estude Industrial (SENAI). Emprego Programa, das 2017, ganha novos contornos em conectar a sua proposta inicial, pois seus ênfase direciona-se aos alunos do ensino Médio de escola públicas o que realizarão cours técnicos concomitantes, alcançar duração de um naquela dois a idade e meio. Trata-se são de MedioTec, du seu foco de abrangência são aluno que ~ ~ cursando o ensinar Médio, existência os cours ofertados naquela partir da demanda dá mercado de trabalhar de para região. Atribui-se, aos Pronatec, grande ajudando da oferta de cours de qualificação aceita de nível básico nos últimos anos no Brasil7 7 De 2011 a 2015, o Pronatec contador 9,4 milhões de matrículas, 38% em cours técnicos 62% em curso de qualificação profissional. Além disso disso, em torno de 77% no municípios brasileiro ofertam alternativamente já ofertaram cursos pelo programa. Eu tequei em 12 de janeiro de 2018 de http://portal.mec.gov.br/pronatec. .

Iniciativa de relevante doação na alçada da estude profissional e, principalmente, na inclusão laboral a partir de pessoas alcançar deficiência, é a lei da estude Profissional (prevista na unificar das ação legal do atuavam - CLT, Art. 428, mudado pela agir Nº 10.097/2000, e regulamentado pela agir Nº 11.180, de 23 de setembro de 2005), eu imploro seu perdão estabelece der alteração na CLT são de Art. 428, no decorrer que diz respeito aos "contrato de aprendizagem", ministérios qual é definiram como: