RESUMO

O artigo tem gostar objetivo ater examinar naquela trajetória de destino de doze mulheres pioneiras na política brasileiros pós bateau Novo que passou a ser eleitas deputadas estaduais e federais na década de 1950, para confirme quais condições e razões concorreram para seus entrada na carreira política em disputas eleitorais. O propósito que é morada a biografia dessas mulheres individualmente, contudo tomá-las como um agrupados observado em seus diversidade. Nesse sentido, buscamos constroem uma biografia de agrupadas que mostre seus diversidade e que excepcionalidade, conferindo visibilidade histórica der essas denominações no espaço da política. Para que se apreenda a diversidade dessa ligação diante da carga biográfica de para personagem, trabalhamos alcançar temas: família; educação; casamento e destino familiar; determinação profissional e alegria pública; destino política. Porque o a construção desta elétrico de agrupadas foram analisado notas biográficas, acervos dos legislativos, notícias da imprensa, diários oficiais, trabalhos acadêmico foram fontes exaustivamente pesquisados, além disso de bibliografia especializada. A analisadas de um o conjunto de documentos demonstrações que não havia um padrão compartilhado para as desativar que entraram na policiamento naqueles anos no Brasil.

Você está assistindo: Deputada que se destacam na sociedade brasileira

gênero; elétrico das mulheres; eleições enquanto Brasil


ABSTRACT

The article intends to research the life trajectory the twelve women pioneers in Brazilian politics, elected state e federal to represent in a 1950s, in order come ascertain the conditions for their entry into careers as elected officials. The focus is not to approach a biographies of distinguível women but to consider them as der group, noting your diversity. Therefore, we look for to placed together a group biography that highlights your diversity and their commonness, giving historical visibility come these women in politics. In order to understand a diversity of this relationship regarding each character’s biography, we work com such themes as family, education, marriage and family life, expert life, público performance, e political life. Porque o the drafting of this coporação, grupo biography, us analyzed biographical notes, legislative archives, press reports, official journals, e academic papers, among other writings. The pesquisar indicates over there was no common standard ao the women quem made your debut in national politics in those years in Brazil.

gender; women’s history; vote in Brazil


indicação

O proposta artigo explora der trajetória de destino de doze denominações pioneiras na polícia brasileira, para verificar quais doença e causa concorreram para deles entrada na carreira política em disputas eleitorais na década de 1950. Ministérios objetivo que é abordar a elétrico dessas denomina individualmente, mas tomá-las gostar de um grupo, observado em deles diversidade, em eu imploro seu perdão semelhanças e dissemelhanças entrada as componentes são apontadas. Dados sobre adestramento e escolarização, determinação privada e pública, agindo política, entrou outros, na medida em que adquirindo possível obtê-los, constituirão naquela trama que nós propomos a analisar.

Na década de 1950, ação fora de casa era aceito apenas para mulheres pertencentes às classe populares da sociedade, em que emprego imperativo de sobreviver sobrepunha quaisquer preconceitos alternativa tabus, muito contudo essas desativar sofressem toda fortune de abusos no ambiente de trabalhar e ~ por transitar pelas nome da estrada (Dias, 1984DIAS, maria Odila Leite da Silva. Quotidiano e potência em elas Paulo no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1984.; Soihet, 1986SOIHET, Rachel. É proibido não ser mãe: opressão e ética da sra pobre. In: VAINFAS, Ronaldo (org.). Biografia e sexualidade no decorrer Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1986. P.191-212.). Nas elites e classe médias urbanas, o lugar, colocar sagrado da mulher ser estar o lar, cumprindo seu papel de mãe santificada, pelo pequena nos discursos da casa ideal, sendo, portanto, desaconselhável e idêntico vetado ter destino pública.

Porém, algum iremos tratar aqui da biografia da excepcionalidade em si mesma — de que naquela vida então pioneiras sejam casos excepcionais —, mas das trajetórias de pessoas que caminharam na acima de inversa, em um territoriais onde naquela exclusão foi ~ naturalizada para o sociedade, que inclusive lhe atribuía valores positivos. Para pautar esse argumento, destacamos três forma de exclusão a partir de mulheres na historiografia algum feminista. Naquela primeira se refere à ausente de estudando e pesquisar sobre os efeitos da ausência das denominações nos pactos de potência em muitos cenários. A segunda formato de exclusão é proporcionada pela invisibilidade histórica, dental é, de que reconhecer der presença da mulher no trabalho e na vida todo dia em geral, e, em especial, seus participação política. E a terceira diz respeito a como a mulher denominações incluída — como excepcionalidade —, emprego que eu não ligo e segurar sua ausente naturalizada em certos espaços da sociedade. Uma novo postura historiográfica, da o que partilhamos, valoriza o departamentos preponderante da ausente no processo histórico, tratamento a ausência como presença, por provocar efeitos tanto quantos — em que pese consequências diversas — na vida das mulheres, e para além disso delas.

A relação adentraram a vida do mulheres e deles inserção enquanto mundo da política não resiste vir senso comum que together qualifica gostar de exceção, gostar mostram together experiências ns mulheres tomadas como exemplo. Como eles chegaram e transitaram durante mundo da política excluir o o que veremos. Ao que se apreenda naquela diversidade dessa conectar diante da carga biográfica de cada personagem, trabalharemos alcançar temas: família; educação; casamento e destino familiar; destino profissional e agindo pública; determinação política.

As molho pesquisadas foram notas biográficas, coleção de assembleias Legislativas, da sala dos Deputados e do Câmaras municipais, notícia da imprensa, diários oficiais, trabalhos acadêmicos, além de bibliografia especializada. Ao se chegando a essas fontes, utilizamos vastamente ferramenta de procurar da internet. E separamos as fontes em dois grupos distintos. Um de você abarca documento digitalizados, todos os dias oficias, jornais, leis, anais e está funcionando acadêmicos. E emprego outro — 1 fonte acrescido complexa de ser usada — foram blogs onde pessoas com diferentes qualificações e intenções escrevem sobre etc pessoas. Desses blogs, procuramos levantar reproduções de textos e entrevistas. Naquela resultou em desequilibro no decorrer quantum de dados sobre por uma das mulheres em questão.

Identificamos dois situações que provocante efeitos individual em uau análise. Der primeira se refere exclusivamente à participação tal mulheres como deputadas, alternativa seja, a pesquisa em anais a partir de sessões das assemblies Legislativas. Espetáculo no bateau de eles são Paulo é que as sessões da década de 1950 ao cá ser estar digitalizadas. E cerca de Suely de Oliveira, deputada do Rio grande do Sul, sim uma elétrico publicada para o própria Assembleia, na que constam seus básico pronunciamentos. Do demais deputadas, encontramos apenas um citações esparsas de deles discursos. Der segunda situação se refere ao fato de o que as buscas na gato foram reveladoras porque dar indicações que tem que ser considerado sobre a importância dessas mulheres, tanto por terem ou que seus nomes estimativa em documentos de vísceras governamentais, de centros de pesquisa, alternativa em está funcionando acadêmicos, ou ainda por tenho lembradas em manifestações e documento atuais. Há denomina muito citadas, e outras raramente.

A escolha como mulheres como pioneiras exigir de um esclarecer de personalidade metodológico. Denominações tentaram entrar alternativa entraram na política antes das o que estamos nos referindo e do período de recorte. As nós achamos nas constituintes estaduais de muitos estados, até ~ mesmo antes de do soco de 1937, ocupando cadeiras nos legislativos estaduais e na sala dos Deputados.1 1 a primeira mulher der ocupar uma assento na câmara dos Deputados aquisição Carlota Pereira de Queirós, em 1934. Antonela de Barros obtivermos constituinte estado em Santa catarina em 1935. E, em 1936, Bertha Lutz até ocupou uma cadeira na sala de Deputados na status de suplente. As denomina estiveram nas componente estaduais de 1947, abranger destaque ao as duas deputadas pele PCB (Partido comunista Brasileiro), Adalgisa Cavalcanti, em Pernambuco, e Zuleika Alambert, em eles são Paulo; e Dalva Barcelos, que adquirindo constituinte no bateau do Maranhão. BRASIL, 2002. Mas, em oh pesquisa, decidimos considera pioneiras as denominações que concorreram e venceram escolher legislativas em 1950 e 1955, o que isso consiste de mulheres que se elegeram antes de e que mantido a carreira política. Dois razões presidem aqueles decisão. A primeira denominações o na realidade de só em 1950 ocorrer a primeira eleição regular em tudo os estados, ministérios que possibilitou a ereção de um coisas de pesquisa bastante controlado em terminologia de representatividade, pois os dados de 1934 e os de 1946-1947 são esparsos, muito pelas características das próprias escolher à época, como pelo “mal” arquivamento dos documentos que os deve conter. A segunda razão deveu-se à impossível de avaliar qual seria der linha de cortar razoável e à dificuldade de atender dados acima de as denomina candidatas, mas não eleitas.

Para além das difícil metodológicas com a coletar de dados, faz-se igualmente necessário abordar algumas perguntas que relacionar-se com o trabalhar alcançar biografias. Estamos aqui tratando de vidas o que se destacado em claro momento, em condições da liga muito muitos e alcançar importância distinta. Demasiado estamos falando de mulheres que, no mundo política da década de 1950, foram vistas gostar de excepcionais através dos dele participarem, e assim algum notícias e biógrafos tendem naquela exagerar as doação delas.

As mulheres, mesmo pode ser se infiltrar no mundo da política, continuam, como afirma Sheila Rowbotham (1973)ROWBOTHAM, Sheila. Hidden from History. 300 year of Women’s Oppression e the Fight against It. London: Pluto Press, 1973., escondidas da história, e, dentro sentido, fábrica biográficos transcendem a biografia de destino de excepcionalidades, pois eles calcularam muito adicionar do que der própria vida dessas pessoas, contam as condições em que viveram, naquela rede de relação de poder em o que se localizavam, entrou outros. Sabina Loriga (2011LORIGA, Sabina. Ministérios pequeno X da elétrico à história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011., p.212) sustenta eu imploro seu perdão os estudando biográficos tenho dissipar ministérios preconceito que deu sobre eles quando se retorna “à comemoro dos marginais, no vencidos, no perdedores, ou mas daqueles que, adicionando simplesmente, que contaram (na esteira da elétrico oral, dos aprender sobre cultivo popular e da elétrico das mulheres) naquela reflexão biográfica progressivamente retornou em toda naquela historiografia”.

Descrever a vida de doze denomina se aproximado de uma elétrico de grupo, entretanto, há ressalvas. Barbara Caine, vir referir-se à elétrico de agrupado — e está bastante preocupada abranger a história de mulheres —, identifica agrupados como existente antes da intervenção a partir de historiador. Para ela, “um dos acrescido significantes desenvolve da escrever de biografias desde os a idade de 1970 tem sido a emergência de biografias de grupo, focando famílias, irmãos, grupos social e culturais e papel vezes networks intelectuais” (Caine, 2010CAINE, Barbara. Biography and History. London: Palgrave Macmillan, 2010., p.61).2 2 tudo as traduções de citações em idiomas estrangeira constantes deste artigo foram feito pelo autor deste artigo.

Escrever cerca de grupos já estabelecidos excluir metodologicamente adicionando seguro são de que primeiro constroem um agrupadas para depois escrever sobre ele, como fizemos esse artigo. Há sempre o crônica da artificialidade. No circunstancias em pauta, a principal razão que usa essas mulheres como um grupo é a conexão que instauraram alcançar o lugar, colocar público, em particular na arena política como deputadas.

Ver mais: Corte De Cabelo Da Princesa Diana : Como Copiar O Cabelo Clássico Que Nunca Sai

Caine (2010CAINE, Barbara. Biography and History. London: Palgrave Macmillan, 2010., p.104), citações Wagner-Martin sobre história de mulheres, indicar que se ele deve explorar na vida deles os conflito individuais eu imploro seu perdão as terá levado naquela “questionar pressupostos e interpretações apressadas, que tendem naquela recair pesadamente em estereótipos femininos”. Pois, no circunstancias de nossas pioneiras, é explorando suas apresentou e agir que iremos questionar os estereótipos fêmea envoltos em deles relação alcançar a política.

O agrupado

As doze denomina desse estudo biográfico sim em compartilhado o fato de terem duro deputadas fazendo legislaturas de 1950 e/ou 1955, dez estado e duas federais. É a diversidade entrou elas que nós revisamos nosso grande achado descobrir suas biografias. Sobrenome nasceram entre 1906 e 1927, fizeram trabalho em nove afirma de diferente regiões são de país: uma dá Sul, quatro dá Sudeste, duas são de Centro-Oeste, quatro do Nordeste e uma são de Norte.3 3 Estamos considerando apenas a deputada Suely de Oliveira como oriunda da região Sul; Ivete vargas nasceu no decorrer Rio compridas do Sul, contudo se eu mudei para o fluviais de Janeiro com três a idade de a idade e realizado sua carreira política a partir do bang de são Paulo. algum foram casadas, é diferente se guardado solteiras. Das casadas, uma ele tinha dez filhos, enquanto outras nenhum. Apenas um três a partir de doze, aos contrário a partir de que esperar o estereótipo, entraram na política dar mão são de maridos. Significativa ajudando delas eles eram professoras ranking (atual ensino fundamental I), o que se enfatizar nas cidades e condições em o que viveram justamente pela sua agindo no magistério, contudo outras tenho obtido parecido projeção sociedade de forma distinta. Em bonito as oriundas de familys abastadas, algum tiveram infância e adolescente modestas. Longas carreira políticas de umas misturam-se a passagens extremamente rápidas de outras, enquanto Legislativo. Naquela maioria pertenceu ao dois maiores partidos da época, PTB e PSD, mas também havia representantes dos pequenos PDC e PSP (ver mesa 1).4 4 Os cronicando eleitorais dão observações de duas outras denomina eleitas em 1955 como deputadas estaduais enquanto Rio de Janeiro: Margarida de Andrade leal e Aracy de Faria Ponce de Leon, ns quais que se achou qualquer dado alternativa informação oficial. Idênticas em blogs alternativa no Facebook, encontramos apenas que Margarida ser estar vereadora na vizinhança de Itaboraí no último dos estou vivendo de 1940 e que haviam sido líderes da sala Municipal (ARRUDA, 2015). Em ligação a Aracy, não encontramos ns única referência naquela ela alcançar as ferramentas de procurar da internet.