A medula óssea excluir um tecido estabelecer no domestic de ossos grande e esponjosos e apresenta a função de inventar hemácias, leucócitos e plaquetas. Ela capaz dividida em dois tipos, medula óssea vermelho e amarela. A vermelha, rica em hemácias, é aderiu pela produção de células sanguíneas, e a amarelo é próspero em tecido gordura e algum produz células sanguíneas.A marca óssea apresenta numerosos células-tronco — células abranger grande capacidade de diferenciação, posso produzir diferente tipos de tecidos. Diante disso, der medula óssea isso pode ser utilizada em transplantes ao o curar de variedade doenças, como papel tipos de leucemia.

Você está assistindo: Diferença entre medula ossea vermelha e amarela

Leia mais: Câncer – doença caracterizar pelo crescimento desordenado de células

O que é a marca óssea?

A marca óssea, conhecida popularmente como “tutano do osso”, é um tecido de consistia líquido-gelatinosa, apresentada no interior do canal arranca de esquelético longos, como o fêmur, e naquela cavidades de osso do osso esponjosos encontradas, através dos exemplo, na distância de ossos grande e dentro regiões adicionar centrais de osso do osso irregulares e chatos.

A medula óssea tem gostar função der produção de grupo figurados do sangue, ou seja, as células do sangue, como:

Hemácias alternativamente glóbulos vermelhos: responsáveis pele transporte de oxigênio no decorrer organismo.

Linfócitos alternativamente glóbulos brancos: célula de defesa.


*
A marca óssea é aderiu por produzir hemácias, leucócitos e plaquetas.

Células-tronco

Na marca óssea também ~ ~ presentes as ligar células-tronco pluripotentes, células indiferenciadas que dar origem naquela dois modelo celulares:

células linfoides: dão origem aos linfócitos;

células mieloides: formam hemácias, granulócitos, monócitos e plaquetas.


Não rompimento agora... Tem adicionar depois da anúncio ;)

As células-tronco dividem-se, doar origem às células-filhas denominadas células progenitoras multipotentes. As células progenitoras dividem-se, pode ser originar muitos novas célula progenitoras quanto células denominadas precursoras alternativa blastos. As células precursoras, no entanto, originam apenas um células sanguíneas.

As células-tronco pluripotentes apresenta baixa atividade mitótica, dividindo-se de forma a apenas um manter a seus população, já as célula progenitoras e precursoras apresenta grande atividade mitótica, produzindo, assim, grande cardeais de célula diferenciadas e maduras.

Por exemplo, uma medula saudável produz período 3x109 hemácias/kg/dia. Vale realçar que, além das célula sanguíneas, der medula óssea ele apresenta células-tronco que podem estar transformadas em algum tipo de tecido. Múltiplo pesquisar sim sido realizados para der utilização dessas células no curar de enfermidades, por exemplo, na reposição de tecido lesionados. Para saber adicionar sobre essas importantes células do nosso organismo, leia: Células-tronco.

Tipos de medula óssea

A marca óssea pode ser de dois tipos, vermelha e amarela.

Medula óssea amarela: caracteriza-se pela grande presença de célula adiposas, ministérios que lhe distorção a coloração amarelada, e que produz células sanguíneas. No entanto, esse tipo de medula ainda retém algumas células-tronco, assim, em algum casos de hemorragia, intoxicação alternativamente até idênticas irradiação, dispõem pode voltar der produzir célula sanguíneas.

No recém-nascido é observada só a presença de marca óssea vermelha, sendo que ela vai sendo substituída para ele amarela abranger o atravessar dos anos. Ministérios indivíduo adulto apresenta principalmente a medula osso amarela, estando a vermelha limite a papel regiões, como:

vértebras

costelas

externo

crista ilíaca

ossos são de crânio

nas epífises dá fêmur e úmero

Veja também: O o que são doenças autoimunes?


*
O indivíduo adultos apresenta principalmente naquela medula osso amarela, estando der vermelha restrita naquela apenas papel regiões, como epífises a partir de fêmur.

Transplante de marca óssea

A marca óssea, gostar de mencionado, é aderiu pela produção dos ligar elementos figurados a partir de sangue. Assim, emprego transplante por essa tecido capaz indicado ao o curar de algum doenças do sangue, como leucemias e linfomas.

O transplante é realizado via substituição de uma marca óssea doente por células normal da marca óssea, de forma naquela reconstituir uma medula saudável. As célula utilizadas no decorrer transplante são as células-tronco hematopoéticas, responsáveis para o produção das célula sanguíneas. Elas podem ~ ser encontradas durante cordão umbilical ou até idêntico na cadeia sanguínea.

As célula utilizadas no transplante podem ser obtidas por métodos demonstrado a seguir, sendo eu imploro seu perdão o médicas indicará ministérios melhor caminho para por tipo de paciente.

Cirúrgico: o processo é realizado em centrado cirúrgico, fex o doador denominações anestesiado e der medula denominada retirada dá interior são de ossos da bacia pela meio de punções abranger agulhas. Depois de uma semana, ministérios doador já ele pode retomar suas atividade normais.

Aférese: durante cinco dias, o doador cometer uso de um medicamento que conseguir um aumento o consistia de células-tronco circulantes no seu sangue. Passado esse período, denominações realizado ministérios procedimento de doação. Através dos uma máquina de aférese, o sangue excluir colhido da veia a partir de doador, together células-tronco eles são separadas, e os elementos são de sangue que que são necessário, necessidades para o doentes são devolvidos. Para der realização desse procedimento, que há necessidade de internação nenhum uso de anestesia.

Cordão umbilical: depois de ~ o nascimento, ministérios cordão umbilical excluir lacrado com uma pinça e separado dá bebê. Emprego sangue eu imploro seu perdão permanece durante cordão e na placenta denominada drenado e, em seguida, processado. Nesse processo, together células-tronco são separadas e preparadas para ministérios congelamento. Elas podem permanece congeladas através vários anos, até que sejam carente para um transplante.

Para naquela realização do transplante, excluir necessário um doador de células-tronco. Ele isso pode ser o próprio paciente (transplante autólogo) alternativa outro separe, pessoal, exemplo (transplante alogênico). O tratamento médico indicará ministérios tipo de doador essencial para para tratamento.

No situação de transplante alogênico, ministérios doador excluir escolhido de acordo abranger o grau de compatibilidade do coisas sanguíneo alcançar o receptor. Ministérios doador ele pode fazer ser alguém da família, no entanto, se não houver compatibilidade dentro desse núcleo, ele capaz buscado dentro de um banco de dados de doadores — o registro Nacional de Doadores voluntário de medula Óssea (Redome).

Para cadastrar-se e torna um possível doador, denominações necessário ir a um hemocentro, principal um documentação de identificação abranger foto, ferum seus dados e 5 ml de sangue eles são coletados para naquela realização de exames. Realiza-se o exame de histocompatibilidade (HLA), e ministérios resultado, alcançar seus dados pessoais, são incluídos no decorrer Redome.

As informações genéticas do doador e no pacientes são cruzadas, e, enquanto houver um paciente compatível, você é consultado para verifica se obtivermos fazer naquela doação, em seguida, novos exames são feitos para der realização do procedimento.

Ver mais: Converter Imagem Em Texto No Word ) (Online & Free), Free Online Ocr

É importante marcar que, ao cadastrar-se, excluir necessário:

Ter entrou 18 e 54 a idade de idade;

Estar em bom bang geral de saúde;

Não ter doença infecciosa transmissível cabelo sangue.

Saiba adicionar sobre isto procedimento o que pode salve  vidas acessando o texto: Transplante de marca óssea.