A DPOC, alternativa doença pulmonar obstrutiva crônica, ocorre devido a uma inflamação ou obstrução anel crônico no revestimento no brônquios ou bronquíolos, dificultando der troca de gás da respiração. Aqueles inflamação pode ser causada através bronquite crônica alternativa enfisema pulmonar.

Você está assistindo: Doença pulmonar obstrutiva crônica dpoc

A gorjeta causa da DPOC excluir o hábitos de fumar, lá a fumar e etc substâncias dons no cigarro provocam, ~ por poucos, destruição do tecido que formato as vias respiratórias, levando aos surgimento de sintomas gostar falta de ar, tosse constante alcançar catarro alternativa sensação de ruído ou chiado durante peito vir respirar. 

O tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica é indicado pelo pneumologista isso depende de da festa que causa a DPOC, e pode ser feito alcançar o usar de remédios, cirurgia alternativamente fisioterapia, além disso de ~ ~ muito importante parar de fumar.


*

Principais sintomas

Numa estágio inicial, os sintoma de DPOC podem estar leves e até ~ serem confundidos alcançar um resfriado comum, incluindo tosse leve alternativa falta de ar aos realizar o que esforço.

No entanto, à medida que a DPOC evolui, os sintomas eles podem se tornar adicionar constantes devido vir danos progressivos nós pulmões, e incluem:

Tosse constante com produção de catarro de cores clara, branca, amarela ou esverdeada;Respiração velozes e ofegante;Sensação de ruído alternativamente chiado enquanto peito aos respirar;Falta de ar, que importar piorando aos poucos, até estar apresentada mesmo quando se isto é em repouso;Produção de tantos, muito catarro, principalmente para ele manhã;Sensação de falta de energia;Perda de peso;Inchaço nós tornozelos, pernas alternativa pés.

Além disso, pessoas alcançar DPOC eles podem fazer ter resfriados, gripes alternativamente infecções respiratórias acrescido frequentemente, ministérios que pode piorar ainda mais os sintomas, abranger mais difíceis para respirar e maior fabricação de catarro, situação o que é chamada telefónica de “DPOC exacerbado”.


Como excluir feito ministérios diagnóstico

O diagnóstico da DPOC denominada feito pelo clínicos geral alternativa pneumologista, com base na história clínica e teste físico, mas até podem está dentro pedidos alguns exames como:

Raio X são de tórax e/ou tomografia computadorizada, para avaliação detalhadamente os pulmões, vasos sangue e coração;Exames de sangue, gostar de gasometria arterial, que mede os níveis de oxigênio e gás carbônico no sangue, para avaliar o funcionamento são de pulmões;

Esses exames ajuda o tratamento médico a confirme o diagnóstico da DPOC, mas ~ podem ser usados para definida se existe outra doença que possa está dentro causando os sintomas, como asma alternativa insuficiência cardíaca, através exemplo. 

Possíveis causas

A DPOC ocorre quando os pulmões fique inflamados alternativa obstruídos devido naquela bronquite crônica alternativamente enfisema pulmonar, causando danos nos pulmões e dificultando a troca de gases da respiração. 

A gorjeta causa da DPOC excluir o tabagismo, embora essa doença possa afetar também compatriotas que nunca fumaram, devido à exposição à fumaça a partir de cigarro de etc pessoas. Além disso disso, a fumaça de forno a lenha, o trabalhar em minha de carvão alternativa alterações genéticas no pulmões, também podem razão a DPOC. 

Como excluir feito ministérios tratamento

O tratamento para DPOC deve ser orientado através dos um pneumologista, abranger o alvo de com licença os sintomas, evitar que naquela doença evolua e prevenir ministérios surgimento de complicações.

O tratamento normalmente inclui:

1. Pare de fumar 

Para tratar naquela DPOC denominações fundamental parar de fumaça para evitar que a doença piore e reduza ainda acrescido a capacidade respiratória, levando naquela complicações gostar infecções respiratórias alternativa hipertensão pulmonar, através exemplo. 


Embora porque o muitas pessoas seja difícil parar de fumar, o médicas pode recomendar ministérios uso de remédios, como bupropiona ou vareniclina, para ajudar a reduzir a ansiedade alternativamente a irritabilidade, tornando adicionar fácil abandonar o cigarro. Além disso, grupos de apoio alternativa psicoterapia podem ajuda a parar de fumar. Olhe para as melhores estratégias para pare de fumar.

2. Usar de remédios

Os remédios que emprego pneumologista pode receitar ser diferente de acordo abranger os sintomas presente e a progressão da doença, mas coloquial são:

Broncodilatadores inalatórios, como salbutamol, formoterol alternativamente brometo de ipratrópio: ajudam a mente aberta os brônquios e facilitam a respiração;Corticóides orais, gostar de a prednisona, alternativa bombinhas para uso inalatório, como a fluticasona ou a budesonida, através dos exemplo: reduzem naquela inflamação e a irritação nós pulmões;Inibidores da fosfodiesterase, gostar de roflumilaste: ajuda a cair a glorificação e naquela relaxar os músculos das vias aéreas, afrouxou a respiração;Teofilina: ajuda a relaxa os músculos do vias aéreas, a aperfeiçoar a respiração e naquela prevenir episódios de agravamento da DPOC;Mucolíticos, como a acetilcisteína alternativa carbocisteína: ajudam a aliviar der tosse, lá agem sair o catarro acrescido líquido facilitando sua eliminação;Antibióticos, gostar azitromicina alternativamente amoxicilina: ajuda a tendências infecções respiratórias, gostar bronquite aguda, pneumonia ou gripe, que você pode piorar os sintomas da DPOC. 

O usar de algum um destas remédios deve ser feito somente sob naquela supervisão são de pneumologista e com doses específico para para pessoa.

3. Fisioterapia respiratória

A fisioterapia respiratória ajuda a melhorar a volume de respirando e a qualidade de vida da pessoa com DPOC. Ministérios objetivo deste curar é ajuda na restauração da respiração, diminuindo, assim, os sintomas, together doses a partir de medicamentos e a cobrar de internamento. 

Assista ministérios video alcançar a fisioterapeuta Mirca Ocanhas alcançar os melhores exercícios de fisioterapia para DPOC:


*

4. Alterações na dieta 

A dieta até pode ajudar a para melhorar a respiração, uma vez que o metabolismo de carboidratos, gordura e proteínas consumir oxigênio, produzem energia e liberam gás carbônico. Isto se torna especial importante na DPOC, pois aqueles doença dificulta as trocas gasosas realizadas nos alvéolos pulmonares, tornando adicionando difícil para emprego gás carbônico ser eliminado pela respiração.

Durante o linha dos carboidrato há um maior consumo de oxigênio e maior relaxar de gás carbono do que no decorrer se consome gorduras, através isso, o ideal é fazer alterações na dieta, reduzindo o consumo de carboidratos, predomínio açúcares simples, como biscoitos, balas alternativamente bolos, através exemplo, e deu-se preferência pela consumir comida ricos em fibra e gorduras mono ou poliinsaturadas gostar de salmão, abacate, atum, sardinha, azeite e nozes.

É importante consultar um nutricionista para pendência um plano nutricional adaptação às precisa de cada pessoa de formato individualizada, pois a DPOC necessita de maiores quantidades de energia durante naquela respiração e ministérios tratamento com remédios como os corticóides, podem cair os níveis de cálcio e vitamina D enquanto corpo. Além disso, emprego sobrepeso alternativa a desnutrição eles podem piorar mais ainda a DPOC, sendo importante adequar der dieta alimentar.

5. Oxigenoterapia

A oxigenoterapia denominações um tratamento que permite aumentar os níveis de oxigênio enquanto sangue, que podem ficar diminuídos devido vir danos da DPOC, podendo atingir níveis grandemente baixos. Isto tratamento capaz indicado pelo médico para está dentro feito durante algumas horas são de dia alternativa de formato contínua, dependente de por caso.

Existem vários modelo de oxigenoterapia que podem está dentro recomendadas cabelo pneumologista de acordo alcançar as necessidade de cada pessoa. Dinheiro os principalmente tipos de oxigenoterapia para DPOC.

6. Cirurgia

A cirurgia capaz indicada cabelo pneumologista em alguns casos de DPOC tantos, muito grave causada por enfisema pulmonar quando o tratamento com remédios não é eficaz para ao controle os sintomas. 

Essa cirurgia é fez para afastamento pequenas partes dá pulmão danificado, permitir que as parte saudáveis consigam se expandir, relaxado a respiração e melhorando naquela qualidade de vida. 

7. Transplante de pulmão 

O transplante de pulmão capaz feito se together outras opções de tratamento algum são eficaz para ao controle os sintoma da DPOC, pois permite para melhorar a capacidade de respirar e de ser acrescido ativo.

No entanto, ministérios transplante de pulmão denominações a última opção de tratamento, já que apresenta vários riscos, especialmente a rejeição do órgão. Além disso, der pessoa ele pode fazer necessitar tomar remédios imunossupressores por toda naquela vida. Saiba gostar é conclusão o transplante de pulmão e como é naquela recuperação.

Cuidados no decorrer o tratamento

Alguns cuidados importantes durante o tratamento da DPOC são:

Tomar os remédios nós horários sentei confortavelmente; assinado pelo médico;Tomar vacinas gostar de da gripe ou pneumocócica, de acordo com indicado pelo médico, para ajudar a prevenção infecções pulmonares;Manter ministérios peso saudável;Ficar em posição confortável no decorrer deitado, porque o facilitar der respiração, preferindo deixar a cama inclinada, se houver familiar para respirar;Fazer exercícios físicos liberados pelo médico, respeitando as próprias limitações, para que a deficiência de ar algum fique tantos, muito intensa;Limpar as vias respiratórias cerca de uma hora adiantado uma refeição;Evitar bebida alcoólicas;Evitar classifica muito empoeirados, item de limpeza alcançar cheiro forte, spray de cabelo ou perfumes, que possam razão irritação alternativamente inflamação nós pulmões e piorar os sintomas, levando à crises de exacerbação.

Além disso, é importante preservar na bolsa alternativamente na carteira um cartão com informações de que naquela pessoa tem DPOC, os remédios que utiliza e as doses, além disso de contatos em circunstâncias de emergência e crises de exacerbação da DPOC.

Ver mais: Dormencia Na Perna Apos Cirurgia De Hernia De Disco, Neuropatia Dolorosa Pós

Possíveis complicações

As complicações que der DPOC pode causa são infecções respiratórias frequentes, incluindo resfriados comuns, gripe alternativa pneumonia, mas até hipertensão pulmonar, doença cardíacas ou câncer de pulmão.

A dificuldade para respirar e porque o realizar as atividades do encontro a data pode também contribuem para o desenvolvimento de depressão ou ansiedade. 


Bibliografia RABE, K. F.; WATZ, H. Chronic obstructive pulmonary disease. Lancet. 389. 10082; 1931-1940, 2017DECRAMER, Marc; JANSSENS, WIM; MIRAVITLLES, Marc. Chronic obstructive pulmonary disease. Lancet. 379. 9823; 1341–1351, 2012RILEY, C. M.; SCIURBA, F. C. Diagnosis and Outpatient management of Chronic Obstructive Pulmonary Disease: der Review. JAMA. 321. 8; 786-797, 2019LONG, R.; STRACY, C.; OLIVER, M. C. Nutritional care in Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Br J neighborhood Nurs. 23. 7; S18-S26, 2018GARVEY, C.; et al. Pulmonary Rehabilitation exercise Prescription in Chronic Obstructive Pulmonary Disease: análise of Selected Guidelines: AN main STATEMENT em ~ THE americano ASSOCIATION the CARDIOVASCULAR e PULMONARY REHABILITATION. . J Cardiopulm Rehabil Prev. 36. 2; 75-83, 2016WOODS, J. A.; et al. Corticosteroids in the treatment of acute exacerbations the chronic obstructive pulmonary disease. Int J Chron Obstruct Pulmon Dis. 9. 421-30, 2014DUFFY, S. P; CRINER, G. J. Chronic Obstructive Pulmonary Disease: Evaluation and Management. Med Clin norte Am. 103. 3; 453-461, 2019RITCHIE, A. I.; WEDZICHA, J. A. Definition, Causes, Pathogenesis, and Consequences of Chronic Obstructive Pulmonary an illness Exacerbations. Clin Chest Med. 41. 3; 421-438, 2020LAREAU, S. C.; et al. Chronic Obstructive Pulmonary disease (COPD). Am J Respir Crit care Med. 199. 1; P1-P2, 2019DAI, J.; et al. Lung cancer e chronic obstructive pulmonary disease: From naquela clinical perspective. Oncotarget. 8. 11; 18513-18524, 2017BERG, K.; WRIGHT, J. L. Ns Pathology that Chronic Obstructive Pulmonary Disease: progression in ns 20th and 21st Centuries. Arch Pathol laboratory Med. 140. 12; 1423-1428, 2016SORATHIA, L. Palliative treatment in Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Med Clin phia băc Am. 103. 3; 517-526, 2019