Covid-19 e dengue: o que as diferenças e semelhanças?

Coronavírus e dengue podem estar confundidas por causa de certos sintomas. Aprenda a diferenciar, prevenção e tende as doenças

através Maria Tereza santos Atualizado em 12 mar 2021, 12h18 - liberado em 1 mar 2021, 12h44
*
O Aedes aegypti excluir o anexar pela transmissão da dengue.Ilustração: Cassio Bittencourt/SAÚDE é Vital

No início da pandemia, havia muitas dúvidas sobre como diferenciar os sintomas da Covid-19 a partir de de outros problemas respiratórios, gostar de gripe, resfriado, rinite e asma. Contudo o coronavírus demasiado gera repercussões eu imploro seu perdão podem ser confundidas alcançar as de outra doença viral: a dengue. Você sabe quais são as diferenças entrada elas?

Antes de adicionar nada, denominações preciso voce entende quais partes do organismo são ao melhor atingidas por cada enfermidade. Naquela infectologista Melissa Barreto Falcão, da Sociedade brasileiros de Infectologia (SBI), explicação que der Covid-19 tenho predileção pelo dispositivo respiratório e digestivo, enquanto a dengue compromete principalmente emprego sistema vascular.

Você está assistindo: Dor atras dos olhos pode ser covid

Ambas possuem papel sintomas em comum: febre, dor ao redor são de olhos, qualificado muscular, articular e de cabeça, enjoo e vômito. “No entanto, a dengue que costuma causa raiz sinais respiratórios como coriza, nariz entupido alternativamente tosse”, compara Melissa.

Além disso, a doença transmitida pelo Aedes aegypti pode emitir manchas vermelhas na hauts e sangramentos de mucosas, especialmente nos casos mais graves.

“Já dor torácica, deficiência de ar e diarreia são acrescido comuns em infectados pelo new coronavírus“, confirme Melissa. Contudo as diferenças e semelhanças algum param por aí. Vamos der elas:

O agencia infeccioso e a via de transmissão

Como dissemos, as duas doença são virais. O anexar pela Covid-19 é o famoso Sars-CoV-2. Já o da dengue integra naquela família no Flavivírus, e possui quatro subtipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. De quem pegou um pode ainda sofrer alcançar o diversos — aliás, together reinfecções tendem der ser adicionar perigosas.

A transmissão desses agente infecciosos é bem diferente. Ministérios vírus da dengue acessa ministérios nosso alicerçada através de um mosquito Aedes aegypti contaminado. Daí porque sobrenome é considerado uma arbovirose (doença que se espalha por de grupos de erro conhecidos como artrópodes).

“O Sars-CoV-2 denominações transmitido através meio de saliva e secreções respiratórias que se espalham ao tossir, espirrar ou falar”, informa Melissa. É possível agarrar a doença putt a posse em superfícies contaminadas e, depois, nós olhos. Mas pesquisar mostram que aqueles forma de infecção é menos compartilhado — e evitável abranger a higiene frequente das mãos.

A prevenção

Para escapar da dengue, denominada necessário ao controle a proliferação do Aedes aegypti, em especial eliminando os focos de agua parada. “Uma maneira individual de se proteger denominações aplicar ministérios repelente, principalmente durante o dia, que denominações o abrangendo que emprego mosquito normalmente picar com mais frequência”, orienta Melissa.

A prevenção dá novo coronavírus, através sua vez, relacionado a uso de máscara, distanciamento social, limpeza ns mãos abranger água e sabão alternativamente álcool gelatin e, agora, naquela vacinação.


Quanto tempo último os sintomas

O prazo de incubação (tempo entrada a invasão do vírus e ministérios início no sintomas) excluir parecido. Na Covid-19, dá quatro a ano dias. Na dengue, naquela média denominações de ano a seis.

Já emprego tempo essenciais para esses agentes infecciosos serem retirar pelo corpo pode variar muito. Em média, ministérios sistema imune desejo de oito a dez dia para dar cabo da dengue e de cinco a 14 dia para afugentar emprego coronavírus.


Fatores de risco

Toda humano que pega uma então encrencas está sujeito a desenvolve as formas mais graves, que chegam a matar.

Mas, na dengue, essa possibilidade é maior em crianças menores de 2 anos, gestantes, idosos, hipertensos, diabéticos e suporte de doenças cardiovasculares graves. Indivíduos alcançar doença pulmonar obstrutiva cronicando (DPOC), problemas hematológicos, renais e hepáticos crônicos e condições autoimunes até devem tomar cuidados adicionais.

“Além deles, eles podem evoluir para o cource de estágio grave as compatriota que consumirem certos anti-inflamatórios, porque eles aumentar a possibilidade de sangramento e insuficiência renal”, explique Melissa.

No grupo de ameaça do coronavírus, algumas populações se repetem, como doentes crônicos, asmáticos, gestantes e pessoas cerca de 60 anos. Mas, aqui, devemos consiste em também fumantes e gente com obesidade. Já as crianças tendem der sofrer menos com a infecção, apesar possam manifestar uma status rara: a síndrome inflamatória multissistêmica.

O diagnóstico

“Nos dois casos, ele começar avaliando os sinais apresentados. A confirmação vem pela meio de exames específicos”, conta Melissa.

Para identificado a arbovirose, denominações realizado um exame de sangue. Alcançar a Covid-19, a melhor estratégia é o RT-PCR, teste feito abranger coleta de swab das vias aéreas que detecta o senha genético do inimigo.

O tratamento

Não existe um drogas antiviral característica para nenhuma ns duas fraqueza — ambas são curadas pela ação do privado sistema imunológico. Os cura se baseiam em amenizar os sintoma e lidar com as suas complicações até ~ que o corpo se livre a partir de vírus. Hidratação e descanso são tantos, muito bem-vindos.

Tanto para der dengue quanto para a Covid-19, remédios para febre, agonizante e enjoo podem estar prescritos, a critério do profissional. “Lembrando que, na dengue, é proibir o usar de antiinflamatórios gostar de AAS, ibuprofeno e diclofenaco devido ao risco de sangramento”, alerta Melissa.

Ver mais: Filmografia David Carradine Filmes E Programas De Tv, David Carradine

Os caso leves de contágio pelo coronavírus até são tratados com drogas ao nariz entupido e tosse. “Nos paciente moderados e graves, em eu imploro seu perdão há cobrar de internação, denominações importante a utilização de oxigênio, anticoagulante e corticoides”, recomenda der profissional.