Shitij Arora J.K Sharma S.K Pippal Yatin Sethi Abhinav Yadav Swapnil Brajpuria Sobre os autores


Você está assistindo: Dor de garganta e no corpo

RELATOS DE CASO

Corpo estranho incomum (ponta de agulhas de costura) fazendo amígdalas

Shitij AroraI; J.K.SharmaII; S.K.PippalIII; Yatin SethiI; Abhinav YadavI; Swapnil BrajpuriaI

IMédico, habitado em otorrinolaringologia - Gandhi medical College - Bhopal, Índia

IIMédico, Prof. Cabeça e pescoço - Dept. De ORL - Gandhi clinical College - Bhopal, Índia

IIIMédico, Prof. Combinar - Dept. De ORL - Gandhi clinical College - Bhopal, Índia

Palavras-chave: amígdala, corpo estranho, ponta deagulha de costura.

INTRODUÇÃO

Corpos estranhos na garganta representam emergências compartilhado na prática otorrinolaringológica. Corpo estranhos comum incluem: moedas, peça de ossos, espinha de peixe, unhas, botões, dentaduras, brincos, correntinhas, pregos e agulhas1-3.

Há pouquíssimos casos relatados de corpo morto estranhos fazendo amígdalas. Corpos estranhos faríngeos ficam presos na mucosa e podem atravessar despercebidos durante exame otorrinolaringológico.

É sempre obrigatório prestar toda atenção às queixas a partir de paciente, e pendência um teste otorrinolaringológico adequado, fazer tudo de os exames necessário para prevenção subdiagnosticar o caso ou não diagnosticar um corpo estranho e deixando o paciente em constante incômodo e sofrimento4.

RELATO DE situação

Mulher de 30 a idade de era chegou ao Departamento de Otorrinolaringologia a partir de Hospital Hamidia e Gandhi clinical College, Bhopal, com queixa da sentindo-me de alicerçada estranho e problema na garganta alcançar 30 mim de evolução. Naquela paciente relatou elétrico de ingestão de ajudando de uma agulha de de costura enquanto costurava durante mês anterior.

A orofaringe obtivermos examinada. As amígdalas de ambos os lados estaria hipertrofiadas em degrés 3+ e congestionadas. Ministérios pilar anterior estava também congestionado. Nenhum outra anormalidade aquisição detectada. As amígdalas foram palpadas e nenhum sujeito metálico obtivermos sentido.

O teste laringoscópico indireto ser estar normal. Radiografia a partir de partes moles cervical nas incidências AP e perfil ser estar feitas, contudo nenhum corpo estranho aquisição visualizado. Adquirindo feita laringoscopia diretamente sob anestesia geral. Todas as estrutura pareciam normais e nenhum corpo estranho aquisição visualizado.

Foi solicitar uma tomografia computadorizada do pescoço, com cortes seriados de 5mm, que mostraram uma discreta densidade metálica de +400 naquela +450 HU de dimensões 3x3x3mm envolvendo a amígdala esquerda. Os espacial nasofaríngeo, orofaríngeo e hipofaríngeo visualizados eu estarei lá normais. (Figura 1).


*

A paciente obtivermos submetida naquela uma amigdalectomia sob anestesia geral. Der amígdala esquerda foi cortada e um pino metálico de 3mm adquirindo visto durante tecido amigdaliano. O achados foi distinguiu para der paciente. Ninguém outra complicação foi vista após três meses de acompanhamento.

DISCUSSÃO

Corpos estranhos na garganta representam emergências compartilhado na prática otorrinolaringológica. Corpos estranhos esquecidos eles são problemáticos na existe de complicações e exigem uma investigação completamente em qualquer circunstâncias de disfagia e odinofagia4.

Geralmente ela passam não tem complicações cabelo trato gastrointestinal, mas papel poucos fique presos em diferentes níveis no tecidos mole da faringe5. Os critério diagnósticos acrescido importantes são: elétrico de ingestão de alicerçada estranho, obstáculo de deglutir saliva e disfagia1.

Se o corpo estranho impactado for radiotransparente, houver biografia positiva, sintomas alternativamente suspeita clínica, sugere-se um exame endoscópico. O diagnóstico de corpo estranho radiopaco é adicionando fácil. Entretanto, denominada imperativo ir uma radiografia da faringe, ferum o corpo estranho tem maior probabilidade de ficar em anexo no nível do piloro.

Neste circunstancias em particular, havia uma sens de corporal estranho na garganta alcançar odinofagia e elétrico positiva de ingestão acidental de corpo estranho. Der radiografia simplificando e a reconhecimento endoscópica das vias aéreas superiores foram inconclusivas, abranger tomografia computadorizada do pescoço mostrando fotografias sugestiva de um corpo estranho metálico de 3x3x3mm, cheio inserido na amígdala esquerda. Adquirindo feita amigdalectomia e der paciente permaneceu aliviada.

Este artigo adquirindo submetido no SGP (Sistema de administração de Publicações) da BJORL em 23 de marchar de 2007. Cod.

Ver mais: Depois Que A Barriga Baixa Quanto Tempo Para O Parto Prematuro

3806.