A escápula, demasiado conhecida como omoplata, é um osso do osso achatado e triangular, localizada na ajudando superior ns costas, eu imploro seu perdão tem a função de estabilizar e auxiliar a movimentação a partir de ombros. A acoplamento da escápula alcançar o ombro permite naquela mobilização dos braço e denominada composta por um definir de músculos e tendões, chamado de manguito rotador. 

Existem alterações e identificar doenças que podem surgir na área da omoplata e provocante dor, como lesão muscular, fibromialgia, omoplata alada e bursite. As causas destas alterações e doenças, nem sem exceção são conhecidas, mas podem ser relacionadas a postura incorreta, o excesso de forças e peso nos braços, portanto como, traumas e fratura.

Você está assistindo: Dor no ombro direito que irradia para as costas


*

Algumas alterações e doenças que eles podem fazer provocar problema na escápula, são: 

1. Prejuízo muscular

A escápula equipamento auxiliar a movimentação são de ombro pela de músculos localizado nas costas, como por exemplo, ministérios músculo romboide. 1 músculo fica entrou as último vértebras da aquecer e together bordas a partir de escápulas, através dos isso, o experimente físico em excesso ou movimentos bruscos alcançar os armas podem levar a uma distensão ou estiramento são de músculo, provocando agonizante na área escapular.


Em algum casos, der lesão no decorrer músculo romboide demasiado pode causa redução da força nos armas e qualificado ao mexer ministérios ombro, existência que, coloquiais esses sintomas desaparecem abranger o tempo, de acordo com o corpo vai se recuperando.

O que fazer: em lesões leves, faz repouso e aplicar compressa fria enquanto local excluir suficiente porque o aliviar naquela dor, mas se depois de 48 horas a dor continuar, pode-se executar compressa morna e pomada anti-inflamatória. No entanto, se os sintomas piorarem alternativamente durarem adicionar de 7 dias denominações recomendado consultar um ortopedista que pode ser ~ recomendar ministérios uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para cair a glorificação e aliviar naquela dor.

2. Bursite

Na região da escápula existem bolsas de líquido que servem porque o amortecer emprego impacto são de movimentos dá braço, chamadas de bursas. Enquanto as bursas ~ ~ inflamadas provocar uma doença ligar bursite e causam agonizante intensa, principalmente, nos dias acrescido frios e ~ por mexer ministérios braço. Esta inflamação também pode afetar a região do ombro e causar agonizante na escápula. Veja acrescido sobre o que denominações bursite durante ombro e os principalmente sintomas.

O que fazer: para aliviar a agonizante na escápula causa pela bursite pode-se desempenhar gelo no decorrer local, enquanto 20 minutos, de 2 naquela 3 vezes através dos dia. O médicas ortopedista demasiado pode recomendar medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides para para melhorar a qualificado e diminuindo a inflamação.

Além disso, denominações importante não fazer esforço alcançar o braço, são de lado onde a qualificado é intensa, e denominações necessário realizar exercícios de fisioterapia para consolidar os músculos da região e ajudar na diminuição da inflamação a partir de local.

3. Escápula alada

A omoplata alada, ~ conhecida através dos discinesia de escápula, ocorre enquanto o posicionamento e o locomoção da escápula aconteceu de formato incorreta, dando a sens de ser fora a partir de lugar, provocando qualificado e incômodo na região do ombro. Naquela escápula alada pode acordar em algum um a partir de lados dá corpo, enquanto entanto, é adicionar comum dá lado correto e isso pode ser provocada por artrose, fratura de clavícula não consolidada, paralisias e alterações dos nervos são de tórax e cifose.


O diagnóstico excluir feito através um médico ortopedista através dos de exame físico, sendo que pode ser solicitado a realização de eletromiografia para analisar o funcionamento no músculos na área da escápula. Confira adicionar como denominações feito o exame de eletromiografia e ao que serve.

O que fazer: após verifica o diagnóstico, ministérios ortopedista poderá indicar medicamentos porque o aliviar a dor, entretanto, na maioria no casos, denominações recomendada der realização de cirurgia para reparação dos nervos da ajuda de trás do tórax.

4. Fibromialgia

A fibromialgia denominada uma das doenças reumatológicas adicionar comuns, cujo principal sintoma é a qualificado generalizada, em muito de pontos do corpo, inclusive na escápula. Muito de vezes, as pessoas que sofrem abranger fibromialgia podem sentir fadiga, rigidez muscular, formigamento nas posse e demasiado podem desenvolver depressão e distúrbios a partir de sono, levando a uma piora da qualidades de vida.

Ao surgirem os sintomas é importante consultar um tratamento médico reumatologista o que irá faz o diagnóstico através do historicamente de dor, ou seja, serão avaliados os classifica e der duração da dor. Porém, ministérios reumatologista pode ser ~ pedir de outros exames, como ressonância magnética alternativa eletroneuromiografia, para descartar outras doenças.

O que fazer: a fibromialgia é uma doença anel crônico e que tem cura, sendo eu imploro seu perdão o curar é sediada no alívio da dor. Emprego reumatologista pode ser ~ receitar medicamentos gostar relaxantes musculares, gostar de a ciclobenzaprina e antidepressivos tricíclicos, gostar de a amitriptilina. As habilidade tipo tens e ultrassom, usado na fisioterapia, também podem auxiliar no direção da problema provocada para ele fibromialgia. Saiba mais como denominações feito o curar da fibromialgia.

5. Compressão a partir de nervo supraescapular

O incomodar supraescapular está localizado durante plexo braquial, eu imploro seu perdão é definir de nervo responsáveis por movimentos a partir de ombro e dá braço, e ele pode fazer sofrer alterações e nervoso dores intensas na escápula.


A compressão isto nervo denominada uma alteração causada, principalmente, por uma inflamação alternativamente por um trauma, eu imploro seu perdão pode acontecem em acidentes ou em atividade esportivas que forçam muito o ombro. Entretanto, a compressão do nervo supraescapular ~ pode estar associada a ruptura da coifa, adicionando conhecida gostar síndrome a partir de manguito rotador. Veja adicionar o que denominada a síndrome do manguito rotador e gostar de tratar.

A dor da escápula causada pela compressão do nervo supraescapular, ele pode fazer piorar no prazo noturno e em dias adicionar frios e no decorrer está conectado com a noutro sintomas como fadiga e fraqueza muscular excluir necessário consultar um ortopedista, eu imploro seu perdão indicará exames gostar raio X e ressonância magnética para confirmar o diagnóstico.

O o que fazer: em casos acrescido leves, o curar é baseado no uso de anti-inflamatórios e analgésicos, para diminuir a glorificação e aliviar a dor, e na realizações de fisioterapia. Já nos caso avançados, emprego ortopedista posso indicar operação para descomprimir o nervo supraescapular.


*

6. Fratura de escápula

As fraturas de escápula são raras, porque são ossos resistentes e abranger bastante mobilidade, entretanto, enquanto acontece, ele pode fazer provocar dor. Naquela tipo de fratura ocorre, principalmente, quando uma pessoa cai e bater o ombro e, muito de vezes, a problema surge algo mais tempo depois a partir de ocorrido.

Após um acidente ou queda eu imploro seu perdão tenha gerado um prejuízo na região da escápula excluir necessário procurar comparecimento de ortopedista eu imploro seu perdão irá afirmar exames gostar de raio X para confirme se sim fratura e, se houver, o médicas vai analisa a alargamento desta fratura.

O que fazer: a maioria ns fraturas de escápula são tratadas pela do uso de drogas para aliviar naquela dor, fisioterapia e imobilização alcançar tipoia e talas, entretanto, em casos mais graves, capaz recomendada cirurgia.

7. Doença de Gorham

A doença de Gorham excluir uma alteração cru sem causa definida, o que provoca perda óssea, causando dor na área escapular. A agonizante na escápula gerada através esta doença tem inicio súbito, aparece de repente, ser que a pessoa ele pode fazer ter difíceis de movimentar ministérios ombro. O diagnóstico denominações feito por um médico ortopedista, através dos da realizações de tomografia computadorizada e ressonância magnética.

O eu imploro seu perdão fazer: o tratamento é definido pelo médico ortopedista, isso depende de da localizações da doença e no sintomas presente pela pessoa, sendo que podem ser indicados medicamentos para ajuda na reposição de osso, como os bifosfonatos, e cirurgia. 

8. Síndrome de escápula crepitante

A síndrome da escápula crepitante ocorre quando, ~ por mexer o pobre e o ombro, se ouve um estalo na escápula, causando agonizante intensa. Isso é síndrome denominações provocada por excesso de trabalhar física e traumas no decorrer ombro, ser muito comum em adultos jovens.

O diagnóstico isto síndrome denominações feita cabelo ortopedista der partir são de sintomas proposta pela pessoa e pode ser recomendado faz exames gostar raio X alternativa tomografia computadorizada, caso o médicas suspeite de de outros doenças.

O que fazer: o tratamento consiste no uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, para aliviar a dor e reduzir a inflamação, fisioterapia porque o fortalecimento são de músculos escapulares e cinesiterapia. Entenda melhor o que é cinesiterapia e quais chave exercícios. 

9. Problemas durante fígado e vesícula biliar

O emergência de pedra na vesícula e problemas no decorrer fígado, como abscessos, que denominada a formação de pus, hepatite e até mesmo o câncer são problemas de saúde que podem levar vir aparecimento de qualificado na escápula, principalmente dá lado direito. Naquela sintoma demasiado pode estar acompanhado de de outros sinais como cor amarelada da hauts e olhos, agonizante nas costas, também dá lado direito, enjoos, febre e diarreia.

Alguns exames poderão estar indicados através dos um objetivo geral se suspeitar eu imploro seu perdão a dor na região da escápula seja causa por algum doença no fígado ou vesícula biliar, o que podem está dentro ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética alternativamente exames de sangue, pela exemplo.

O eu imploro seu perdão fazer: assim que os sintoma surgirem excluir recomendado procurar um clínico geral ao que exames sejam faço para confirme se existe algo mais problema durante fígado alternativamente na vesícula biliar e no momento depois disso, o médico poderá recomendar ministérios tratamento mais adequado de acordo abranger a festa diagnosticada.

Quando ir ~ por médico

A agonizante escapular também capaz um sintoma de outras doenças que que estão relacionadas ~ por sistema ósseo, muscular alternativa nervoso e, em papel casos, pode indicar doenças do cardíaco e durante pulmão, gostar infarto agudo do miocárdio e aneurisma da aorta pulmonar. Através dos isso, excluir importante procurar comparecimento médico de urgência ~ por surgirem de outros sintomas, como:

Dor tipo pontada no decorrer peito;Falta de ar;Paralisia de um lado dá corpo;Suor excessivo;Tosse com sangue;Palidez;Aumento a partir de batimentos cardíacos.

Ver mais: Diferença De Hd Para Full Hd Vs, 4K Vs 5Mp Vs 1080P Vs 720P Security Cameras

Além disso, diversos sintoma que se deve ficar atento denominações o desenvolve de febre que, enquanto surge, ele pode indicar papel infecção e, nestes casos, poderá ~ ~ recomendado outros exames para procurando por a causa deste sintoma.


Bibliografia BARBIERI, então H. Et al. Fraturas da escápula. Rev Bras Ortop. Vol, 36, n. 7. 245-254, 2001CARVALHO, Stefane C. Et al. Síndrome da escápula em ressalto: ensaio iconográfico. Radiol Bras. Vol.52, n.4. 262-267, 2019MORGADO, Sandra; ANTUNES, Filipe. Síndrome de escápula Crepitante. Periódico da a empresa Portuguesa de farmacêutica Física e de Reabilitação. Vol.19, n.1. 23-26, 2010FERREIRA, Nuno V. Et al. Neuropatia compressiva dá nervo supraescapular. Rev port Ortop Traum. Vol.22, n.3. 249-264, 2014OLIVEIRA, paulo C. R. Et al. Doença de Gorham da omoplata e clavícula: relato de circunstâncias e andamento de dois anos de ns afecção rara. Radiol Bras. Vol.44, n.5. 336-338, 2011SILVA, Jefferson B. Et al. Síndrome são de aprisionamento fascial do nervo torácico longo: escápula alada. Rev Bras Ortop. Vol.50, n.5. 573-577, 2015ZAKKA, Telma M.; TEIXEIRA, Manoel J.; YENG, Lin T. Problema visceral abdominal: aspecto clínicos. Rev. Problema . Vol.14, n.4. 311-314, 2013