As dores nós rins geralmente são causadas pela obstáculos (pedras) o que dificultam der drenagem da urina Imagem: Camila Rosa/VivaBem

O consumo adequada de líquidos excluir importante para impede problemas nós rins

Junto aos cérebro, coração, fígado e pulmões, os rins integrar o agrupado de órgãos adicionar importantes para der nossa sobrevivência. Talvez naquela explique der intensidade audavoxx.com a qual eles se manifestam quando o que não vai bem.

Você está assistindo: Dor nos rins o que pode ser

Uma rotação detectado o que problema no sistema urinário, naquela mensagem denominada clara: você sente uma problema aguda na parte inferior do costas, e ela denominada tão atlético e constante que fique impossível de ignorá-la. Dentro horas, a melhor aceno é ir direto para emprego pronto-socorro.


Antes de saber que são as principais causa da problema nos rins, é preciso clareza onde se localizam esses estruturas e que suas funções. Situadas aos lado da coluna vertebral, sobrenome têm naquela forma de um feijão e meça de 10 cm a 12 cm de audavoxx.comprimento.

Os seqüestrar se conectam pela meio de artérias e veias ~ por vasos sanguíneos adicionar importantes dá seu corpo —a artérias aorta e a veia cava — e ~ se ligar à bexiga por meio de um tubo fino é chamado ureter.

VEJA TAMBÉM

Qual naquela função dos rins?

Agora vejamos gostar é que os seqüestrar trabalham. Todos os dias, tudo ministérios que você audavoxx.come e bebe crio um lixo (toxinas) que audavoxx.compreendo direto para emprego sangue. Os rins, juntamente alcançar o fígado, são encarregados de clara (filtrar) toda essa sujeira. Porque o executar aqueles tarefa, sobrenome são dotados de minúsculos filtros (néfrons). All os fluídos extras são expulso na urina).

Enquanto der faxina excluir feita, os seqüestrar também regulam a cardeais de substâncias audavoxx.como o sódio, dosam emprego cálcio, avisam o alicerçada sobre naquela produção de células sanguíneas (hemoglobinas) pessoal de espalhar o oxigênio pelo corpo e mas controlam naquela pressão.

O o que gera naquela dor

Apesar de der filtragem e a drenagem tenho as funções acrescido importantes dos rins, o que geralmente se relaciona abranger a problema nos rins é uma atividade menos nobre: a produção da urina.

Para jogar fora o que que serve, os órgãos têm canal que se confluem —formando ministérios ureter — e drenam, por meio de contrações musculares, ministérios xixi até ~ a bexiga. No decorrer falamos em qualificado nos rins alternativa cólica renal, eles se relaciona à dificuldade de levar a urina para naquela frente.

Causas audavoxx.comuns e inaudavoxx.comuns

Quase sempre, ministérios desconforto está associado a um bloqueio. A urina que devia eu recusei pelo ureter fica festival (estase) e, segue o xixi sequela segue sendo produzido, para gerar inchaço e mal-estar. As principais obstáculos para a drenagem da urina elas as pedras ou cálculos, formados pela concentração de substâncias audavoxx.como cálcio, sabor azedo úrico etc.

O romances é adicionando audavoxx.comum entrou os homens: um em cada 10 haveria uma perigo de cólica renal vir longo da vida, desatualizado as mulheres serão afetado em uma proporção de 1 em cada 35.

É importante salientar que as pedra podem está dentro nos rim sem que naquela pessoa sinta qualificado alguma. Porém, ao eliminá-las, os órgãos sofrem uma pressão para forçar a passagem pelo ureter. É aí eu imploro seu perdão aparece emprego desconforto intenso.

Mas tenho outros elementos que pegue à agonizante nos rins:

- Pielonefrite É uma infecção causada pela bactéria eu imploro seu perdão se instala na bolha e avança até abranger os rins. A agonizante é aguda, ministérios quadro denominações grave e pode até ~ levar naquela uma septicemia (infecção generalizada do sangue). Incluído caso, a dor renal é adicionar contínua e está conectado audavoxx.com à febre e à derrota de apetite. Nos casos de uma contágio de urina, aaudavoxx.companhado de problema lombar forte, denominações preciso investigar.

- Endometriose Quando naquela doença se localiza próxima vir canal pela onde passa naquela urina, ele se estreita, dificultando der passagem a partir de líquido. Dentro situações, trata-se de ns obstrução que acontecer fora do canal (extrínseca) —algo pressiona der região e a dor aparece.

- Genética algumas pessoas já nascem abranger uma obstrução. Isso também gera naquela dor.

Causas adicionando raras: - Tumor renal Quando naquela está em crescimento, denominações possível sentem uma problema leve e contínua, eu imploro seu perdão aparece e desaparece. Às vezes, der sensação dolorosa é acrescido forte. Mas denominações preciso lembrar que em para 10 pessoas, sete algum sentem absolutamente nada. Generais o problema é descoberto em um exame de rotina. Naquela maior ajudando das pessoas, no decorrer o sintoma se manifesta, verá sangue no decorrer xixi. Der dor, naquilo caso, somente aparece nós casos adicionando avançados.

- Cistos hemorrágicos Na hora do sangramento, você ele pode fazer sentir dor, que excluir confundida abranger dor renal, contudo aparece sempre junto naquela uma outono de pressão e sangue na urina.

- Infarto renal Pessoas abranger mais idade, pressão alta, colesterol conseguir um aumento e diabetes corre maior ameaça de possua um infarto renal. audavoxx.como os rins ser estar conectados a artérias, uma delas pode se fechar. Isso provoca uma agonizante aguda que apenas um vai passar depois de ~ atendimento médico.


O que aguardam da consulta

Na grande maioria das vezes, 1 pessoa alcançar dor nós rins será examinada em um pronto-socorro. Se esta denominada a primeira vez que isso acontece audavoxx.com você, saiba que excluir preciso observa as características da dor, disto é, entender audavoxx.como a sens dolorosa se manifesta. Ser capaz de explicar o eu imploro seu perdão sente ao o médico ajudará a descobrir adicionar rapidamente ministérios que isso é acontecendo.

Os profissional revelam que muito de pacientes chegam ao consultório achando o que estão alcançar um problema renal devido a um mito popular. Basta naquela pessoa possua uma dor nas parte traseira que descreve aos médico audavoxx.como agonizante nos rins. Mas, depois de o exame, excluir diagnosticada só uma lombalgia, alternativamente seja, dor na músculo lombar.

audavoxx.como diferenciar a qualificado nos seqüestrar da problema lombar

- A agonizante nos rim (dor renal em cólica alternativa cólica renal) aparece do nada (é aguda) e vem em salvas, ou seja, denominações forte, melhora, depois volta. Sobe, descer e denominações intensa. Ele pode fazer estar conectado audavoxx.com a náuseas, vômitos e sangramento na urina. Tu se revira em dor e ela que passa. Nas desativar a sensação ele pode fazer irradiar até a vagina; nós homens, até ~ os testículos.

- agonizante lombar (ou lombalgia) aparece de rotação em enquanto e capaz uma senso de peso, pontada alternativamente queimação. A acrescido audavoxx.comum é em pontada. É adicionando fraca e principalmente sempre está associada vir movimento. Ministérios incômodo é acrescido forte ~ por abaixar ou ao pendência as atividades do dia a dia.

Exames eu imploro seu perdão o médicas pode pedir

Depois de ouvir a história do doentes e examinar dele corpo, emprego primeiro exame que o tratamento médico pode pedir denominações um ultrassom para investigar der existência de 1 pedra. Mas o exame que define a localização e o tamanho do calcular é a tomografia audavoxx.computadorizada.

Ainda deve ser feito um exame de urina que, em 90% são de pacientes audavoxx.com cólica renal, está mudado e revela der presença de sangue que que pode está dentro visto a olho nu.

audavoxx.como é o tratamento

Quando se confirma a colérico renal, de um modo geral o doentes está no decorrer hospital e der primeira providência é ao controle a dor. Ao isso, o curar indicado denominações o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.

Para quem procurar uma solução caseira, os especialista dizem que, infelizmente, algum há nada der ser feito. Um banheira de banheira alternativamente uma audavoxx.compressa quente aliviam, mas apenas um por pequena tempo.

audavoxx.como prevenir a qualificado nos rins

A causa adicionando audavoxx.comum do cólicas renais são as pedras, e algum providências reduzem as possibilities de ns recaída. A alinhamento geral, que serve para todo modelo de cálculo, denominada tomar em vez líquido.

Existe até ~ uma fórmula para conhecer a cardeais ideal ao você. Basta essencial 30 ml pelo rude de dele peso. Pela exemplo, se tu pesa 70 kg, deve tomar 2,1 litros (30 ml x 70 kg =2,0 litros).

Outra bem forma de conhecer se você isso é se hidratando correta é observa a cor do seu xixi. Se naquela estiver limpar na maior ajudando do tempo, isto é tudo certo. Mas se for amarelo escuro ou laranja, é assina de que você isso é bebendo levemente água.

*

Evite bebida que ajuda a formar pedras

A pergunta eu imploro seu perdão vem em depois é: mas nessa conta digitar somente agua ou podemos incluir todo modelo de líquidos? naquela resposta é sim, podemos considera tudo! together únicas exceção são as bebidas que ajudam a formação as pedras. Então, evite gasta em excesso:

Refrigerantes;Isotônicos;Chá-preto.

Alguns audavoxx.comida e nutriente podem promover alternativa inibir a formação de pedras. Enquanto identificada a origem alternativamente uma tendência aos cálculo, a dieta ele deve ser personalizada, mas eles sempre será uma grande determinado do lutar à agonizante nos rins.

Entre os nutrientes que levam à formação de cálculos nós temos o cálcio em excesso alternativamente a deles falta, acidez úrico, oxalato, excesso de proteínas e sódio. Gostar fatores que inibem sua produção contamos abranger o citrato, magnésio, potássio, além disso da ingestão adequado de cálcio, fibras, está bem audavoxx.como líquido para conserva a urina clara.

Regras visão global da nutrição para todo ministérios tipo de calcular

- Consuma menor proteína e pequena sódio: para isso, retire o sal da mesa, controle o consumo de carnes e evite ~ por máximo os embutidos (linguiças, salsichas etc.), enlatados e audavoxx.comida industrializados.

- Aumente der ingestão de fibras: frutas, hortaliças, legumes, leguminosas e cereais integrais elas boas fontes da substância.

Se o médicas já identificou o calcular que isto é causando a dor nos rins (veja debaixo os tipos adicionar audavoxx.comuns), direção o consumo de alimentos, de acordo alcançar cada tipo:

Pedra de cálcio

Ingira a cardeais ideal a partir de mineral: 1000 mg a 1200 mg pela dia. Leite e derivados, legumes verde-escuros (rúcula, couve, espinafre) e peixes elas boas fontes a partir de nutriente;Atente-se à boa ingestão de água;Modere der ingestão de oxalato (veja abaixo).

Oxalato

Evite audavoxx.comer espinafre, beterraba, oleaginosas, chocolate, chá-preto;Controle o consumo de vitamina C. A ingestão de altas doses dela aumentar o risco de cálculos de oxalato;Capriche na hidratação.

Ácido úrico

Fuja de audavoxx.comida ricos em purinas audavoxx.como miúdos e carne vermelha em excesso;Evite bebida alcoólicas, sobretudo der cerveja;Reduza o consumo de frutose (açúcar contido dentro frutas).

Aposte em alimentos protetores:

Tomar duas der três xícaras de café vir dia reduzem o ácido úrico;Vitamina este c em baixo doses (até 500 mg) também direção o sabor azedo úrico;audavoxx.coma acrescido banana, que denominações rica em magnésio e evita ou reduz der formação dos cristais de oxalato de cálcio;Aposte em sucos cítricos diluído em água (limão, acerola) para aumentam a ingestão de citrato, o que inibe der produção de pedras.

Quando a dor não passa...

Se nenhum os aproximadamente e nem as mudar na dietética e no estilo de determinação adiantarem, é viabilidade que o dele médico sugira der remoção das pedras através meio de ultrassom alternativa endoscopia. Cru se dar necessária uma cirurgia convencional.

E os casos só aumentam

A Associação americana de Urologia (AUA, na sigla em inglês) publicou em 2014 uma guia em que relata o aumento de casos nas último décadas, relacionando o romances à dieta, ao avanço da síndrome metabólica —a humanidade tem pressão alta, elevadas taxas de colesterol e açúcar no sangue e superabundância de gordura na aquecer da cintura —, doenças crônicas gostar o diabetes e a obesidade, além do aquecedor global e a resistência ~ por antibióticos. Todos esses fatores demasiado se ligação às doenças a partir de coração, à hipertensão (pressão alta) e ao diabetes.

Na síndrome metabólica, a questão centro é a resistência insulínica, eu imploro seu perdão envolve algum questões audavoxx.como a menor capacidade de excretar de acidez úrico. Diferente questão apontado é a alta ingestão de carboidratos, que eleva naquela excreção de cálcio pela urina. Contudo, ainda não se sabe ministérios que vem primeiro: as pedras alternativamente todas essas doenças.

Segundo o documento da AUA, a pressionar que se tem excluir que os cálculos eles podem fazer ter efeitos duradouros alternativa decorrem de elementos de risco cardiovascular. Saber disso, talvez, pode ajuda as audavoxx.compatriotas a entenderem que a cólica renal isso é um evento sentinela. A significa o que a problema nos rins capaz a ponta são de iceberg de algo mais outro problema maior que merece está dentro observado.

A boa notícia denominações que, contudo os estudos audavoxx.com forte evidência científica sejam poucos, eles são suficientes para para garantir que as pedra podem e preciso ser prevenidas. Se é portanto para elas, demasiado é para as horrível cólicas renais.

Ver mais: Como Ver O Credito Da Claro, Recarga Un Celular En Honduras

Fontes: Alex Meller, urologista e médico assistente da sujeito de urologia da escola Paulista de farmacêutica da Universidade federal de São paul (EPM-Unifesp); Flavio Trigo Rocha, urologista, professor livre-docente de Urologia da faculdades de farmacêutico da universidade de São paul (FMUSP) e presidente da Sociedade brasileiro de Urologia (SBU-SP); Isolda Prado, médica nutróloga da associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).