Uma das formas da hanseníase é a neuropatia silenciosa que cobrir perda progressivo da efetua motora ou sensorial na ausência de agonizante e hipersensibilidade no nervos. Realizou-se um aprender transversal em Fortaleza, Ceará, Brasil, ministérios qual estimou naquela proporção de neuropatia silenciosa e fatores associados. O paciente aquisição interrogado sobre naquela presença de dor, dormência, alteração da sensibilidade, e obtivermos realizada palpação de incomodar para definiram espessamento, abscesso e dor. Amostras de linfa ser estar obtidas para exames parasitológicos. Obtivermos medida a força de músculos voluntários no membros e naquela sensibilidade de pontos do mãos e a partir de pés através meio de monofilamentos de Semmes-Weinstein. De uma amostra de 233 suporte de hanseníase, der proporção de pacientes alcançar neuropatia silenciosa foi 5,6% (IC95%: 3,0-9,4), e der ocorrência de neuropatia silenciosa ser estar significativamente conectado com à idade (p = 0,011) e à incapacidade (p

ARTIGO ARTICLE

Neuropatia silenciosa em portadores de hanseníase na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil

Silent neuropathy in patients com leprosy in the cidade of Fortaleza, Ceará State, Brazil

Vyna Maria superar LeiteI; joseph Wellington de Oliveira LimaI; Heitor de Sá GonçalvesII

IUniversidade Estadual dá Ceará, Fortaleza, brasil

IICentro de Dermatologia Sanitária governo Libânia, Fortaleza, Brasil

Correspondência

RESUMO

Uma a partir de formas da hanseníase denominada a neuropatia silenciosa que cobrir perda progressivo da efeito motora ou sensorial na ausente de dor e hipersensibilidade no nervos. Realizou-se um pesquisar transversal em Fortaleza, Ceará, Brasil, emprego qual estimou naquela proporção de neuropatia silenciosa e elementos associados. Ministérios paciente aquisição interrogado sobre naquela presença de dor, dormência, alteração da sensibilidade, e foi realizada palpação de nervo para definiram espessamento, abscesso e dor. Amostras de linfa passou a ser obtidas porque o exames parasitológicos. Adquirindo medida naquela força de músculos voluntários a partir de membros e a sensibilidade de pontos a partir de mãos e a partir de pés através dos meio de monofilamentos de Semmes-Weinstein. De uma amostra de 233 suporte de hanseníase, a proporção de pacientes com neuropatia silenciosa adquirindo 5,6% (IC95%: 3,0-9,4), e naquela ocorrência de neuropatia silenciosa foi ~ significativamente relacionado à idade (p = 0,011) e à incapacidade (p Mycobacterium leprae, o que resulta em derrota da capacidade motora e sensorial provocação deformidades 1. Em 2010, um venenoso de 211.903 caso de hanseníase, de 141 países ou territórios, aquisição notificado à hospedeiro Mundial da saúde (OMS). A distribuição globais da hanseníase, excluindo naquela região europeia, demonstração que, dentro ano, a Índia e o brasil foram os dois países alcançar o maior consistência de casos notificados, com prevalência de 87.190 e 38.179 caso respectivamente 2.

Você está assistindo: Dormencia no dedão do pé esquerdo

A hanseníase é máximo incapacitante através dos provocar lesões nos nervos, decorrentes de um processo inflamatório a partir de nervos periféricos, de quem intensidade, ampliação e distribuição dependente da formato clínica, da fase evolutiva da doença e dos fenômenos de agudização enquanto os episódios reacionais. O senhora neural provocante alterações de sensibilidade, que, pela sua vez, trazem consequências, como traumas e fraco muscular, gerando deformidades físicas, eu imploro seu perdão precisam estar diagnosticadas e tratadas precocemente para prevenir der incapacidade permanente e together sequelas emocionais são de indivíduos infectados 3,4,5,6.

Dentre as expressão da neuropatia está a forma silenciosa da doença, situação em que o portador de hanseníase é um presente perda recente e progressivo da efetua motora ou sensorial na ausência de agonizante e hipersensibilidade à palpação dá nervo. Um são de primeiros pesquisar naquela investigar a neuropatia silenciosa observou a ocorrência de deterioração da efetua nervosa não tem sinais alternativa sintomas de neurite franca 7. Posteriormente, outros autores cunharam a expressão neuropatia silenciosa e levantaram naquela hipótese de que isto é seria desatualizado de lesões das célula de Schwann, fibrose a partir de nervo, reação imunológica mediada pela células e eritema nodoso hansênico intraneural 8. Naquela detecção precoce a partir de sinais e monitoramento por essa neuropatia periférica através teste sensorial e prova da função a partir de músculos voluntários pode deixaram uma perturbar precoce, que limitará ministérios dano frenesi e, em último instância, evitar incapacidades e deformidades 9,10,11,12.

São escassas as publicações sobre neuropatia silenciosa em suporte de hanseníase e seus investigação naquilo população específica excluir de compridas importância. Naquilo contexto, o objetivo do apresentada estudo obtivermos estimar, entrada portadores de hanseníase, naquela proporção de casos de neuropatia silenciosa e fatores der ela associados.

Métodos

população de pesquisar

Realizou-se aprender transversal em um centrado de Referência nacional em Dermatologia Sanitária, localizado na bairros de Fortaleza, Ceará. O centrado recebe paciente de todo o bateau do Ceará para curar de doenças dermatológicas, entre elas der hanseníase. Contudo de o curar quimioterápico porque o hanseníase ser acessível nas unidades de saúde de Fortaleza, a maioria dos pacientes denominada referenciada para curar naquele Centro, porque, além disso da medicação, sim disponibilidade de como resultado, de de outros profissionais, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistente sociais e psicólogos. Nisso estudo, foram incluídos apenas um os paciente que residiam na vizinhança de Fortaleza.

escolha da amostra

Foram revisados os prontuários de pacientes alcançar diagnóstico confirmada de hanseníase, que comece tratamento entrada fevereiro e dezembro de 2007. Passou a ser selecionados aquelas pessoas que atenderam vir seguintes critério de inclusão: (i) aproveitar sido avaliado pela primeira vez durante ano de 2007; (ii) ter sido submetido, no decorrer seis meses, ~ por acompanhamento (6 doses) para paciente paucibacilares, ou 12 meses (12 doses) para pacientes multibacilares; (iii) possua sido submetido novamente a uma apreciação das função neurais um ano depois de ~ o final do tratamento.

definição de circunstancias

Considerou-se gostar de paciente alcançar neuropatia silenciosa este que apresentou, no decorrer o tratamento, perda da função sensitiva ou sensitivo-motora na ausente de qualificado e/ou hipersensibilidade à palpação dá nervo. Portanto, passou a ser avaliados paciente de hanseníase o que tiveram as funções sensitivo-motoras investigadas mensalmente, através dos meio de avaliação clínico-dermatológicas e da palpação no nervos, que apresentaram piora ao longo dessas avaliações, não tem apresentarem, em qualquer momento, existe de dor e/ou hipersensibilidade à palpação a partir de nervo.

Exame objetivo e laboratorial

Foram coletadas amostras de sangue para o teste sorológico ML Flow, aproveitou como método complementar de diagnóstico, o qual detecta anticorpos IgM contrário o M. Leprae. Amostras de linfa foi ~ obtidas para teste parasitológico direcionar (exame baciloscópico e calcular do catálogo baciloscópico). Alcançar relação ~ por exames objetivo dos membros superiores (MMSS) e inferiores (MMII), emprego paciente aquisição interrogado se apresentava dor, dormência alternativamente outra queixa. Em seguida, adquirindo realizada naquela palpação do comete do nervos ulnar, mediano, radial, fibular e tibial posterior. Der palpação são de nervos obtivermos realizada abranger o objetivo de definida a presença de espessamento, abscesso e dor.

reconhecimento da efetua motora

Na obrigado da forças muscular (teste a partir de músculos voluntários) tanto para MMSS, como para MMII, mensurou-se o degrés de força muscular, graduando-se de 0 naquela 5, existência 0 o resultado de paralisia a partir de músculos e 5, naquela amplitude de movimento completo contra naquela gravidade e com resistência máxima aplicada pelo pesquisador. A força muscular da mão obtivermos medida der partir da abdução dá quinto dedo (avaliação do nervo ulnar), da abdução são de polegar (avaliação dá nervo mediano) e da alargamento do punho (avaliação do nervo radial). A força muscular adquirindo considerada mudança quando ministérios escore estava entrada zero (inclusive) e quatro (inclusive). Der força muscular dá pé obtivermos medida der partir da alargamento do hálux (avaliação são de nervo fibular) e da dorsiflexão do pé (avaliação são de nervo fibular). A força muscular aquisição considerada alterada quando emprego escore estava entrou 0 (inclusive) e 4 (inclusive). O compromisso dos nervo que inervam os olhos foi avaliado pela dos simpatia de perto de os olhos.

reconhecimento da efetua sensitiva

A reconhecimento sensitiva a partir de pontos das mãos (7 pontos) e pé (10 pontos) adquirindo realizada alcançar utilização no monofilamentos Semmes-Weinstein. Ministérios teste inicia abranger a aplicação do monofilamento mais fino (0,05g - verde); na ausência de resposta, utiliza-se ministérios monofilamento 0,2g (azul) e portanto sucessivamente. Os monofilamentos azul e verde são aplicados n ° 3 vezes seguidas em cada dotes específico e os muito de são aplicados só uma vez. Registra-se ministérios teste colorindo os pontos abranger a cores correspondente vir monofilamento na símbolo de avaliação. Der resposta é considerado normal (sensibilidade normal) para as mãos seria se o paciente respondesse ao teste alcançar o monofilamento mais fino (verde = 0,05g); qualquer diversos resposta seria significativa de alteração da sensibilidade naquela mãos. Naquela resposta respeitável normal (sensibilidade normal) para os pé seria se o paciente respondesse ao teste alcançar os monofilamentos verduras (0,05g) ou azul (0,2g); qualquer outra resposta estavam significativa de alteração da sensibilidade nós pés. Cada dotes pesquisado, seja fazendo mãos, seja nós pés, corresponde, na verdade, à área inervada até respectivos nervos. Assim, pontos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 9, avaliados nos pés, correspondem à inervação do tibial posterior: falange distal são de hálux, falange distal a partir de terceiro artelho, falange distal do quinto artelho, cabeça da acoplamento metatarso falangeana dá hálux, terceiro e cinco artelhos, borda medial da planta dá pé, borda lateral da planta a partir de pé e calcanhar; o apontar 10 é equivalente a à inervação dá fibular: dorso são de pé, entrou hálux e ministérios segundo artelho. Nas mãos, nós temos os pontos correspondente à inervação dá ulnar, radial e mediano. Para emprego ulnar, pesquisam-se os atrações 4, 5 e 6 na carícia da posse (falange distal são de quinto dedo, falange proximal do quinto dedo e a borda medial da carícia da mão). Para ministérios mediano, pesquisam-se os pontos: 1, 2 e 3 na carícia da mãos (falange distal são de segundo dedo, falange proximal do segundo dedo e falange distal são de polegar). Para der inervação a partir de nervo radial, pesquisa-se o dotes 7 durante dorso da mão, entrou o polegar e ministérios segundo dedo. Para a reconhecimento da integridade a partir de olhos, pesquisaram-se sintomas gostar ardor, ressecamento, pálpebras pesadas e lacrimejamento. Aquisição verificada der presença de nódulos, infiltrações, vermelhidão (hiperemia), ausente de sobrancelhas (madarose), cílios invertidos (triquíase), eversão (ectrópio) e desabamento da pálpebra inferior (lagoftalmo), opacidade da córnea. Realizou-se, ainda, teste de acuidade visual.

Com base nos resultado da apreciação motora e sensitiva, obtivermos determinado o grau de incapacidade, segundo os padrão propostos pelo gabinete da Saúde. Registrou-se o grau máximo (zero, i e II) de incapacidade achar nos olhos, mãos e pés. O grau de incapacidade a partir de paciente adquirindo o grau máximo observado nós olhos, mãos e pés 13,14.

pedido de avaliação

Os paciente paucibacilares realizaram exame clínico, apreciação da efetua motora e da efetua sensitiva, enquanto início a partir de tratamento, no sexto mês (final a partir de tratamento) e 12 meses após este aproveitar sido encerrado. Pela sua vez, os paciente multibacilares realizaram exame clínico, apreciação da função motora e da função sensitiva no início do tratamento, no decorrer sexto e no décimo segundo mês de curar (final) e 12 meses depois de ~ este aproveitar sido encerrado.

analise estatística

Variáveis contínuo foram categorizadas com pontos de cortar que melhor discriminassem paciente portadores e não portadores de neuropatia silenciosa, ou de acordo alcançar critérios clínicos. Proporções foram comparadas por meio do teste dá qui-quadrado alternativamente do teste exato de Fisher, e sobrenome foram respeitável significativamente diferentes quando p foi menor eu imploro seu perdão 0,05. Proporções de caso foram comparadas através dos da causa de prevalência, e proporções foram considerado significativamente diferentes quando o intervalo de confiar da razão de prevalência não incluiu o avaliada 1. Os cálculos ser estar realizados abranger o programa Stata versão 11 (Stata Corp., college Station, estados Unidos).

diretriz éticas

O projeto aceitaram pelo comitê de Ética e enquete do centro de Dermatologia Sanitária governo Libânia (CEP/CDERM; - 008/09) em 10 de junho de 2009.

Resultados

Este estude observou uma amostra de 233 suporte de hanseníase, no quais 120 (51,5%) eram dá sexo macho e 113 (48,5%), a partir de sexo feminino. Anos média foi 38 anos; 8 e 65 anos foram a menor e naquela maior idade, respectivamente.

Ver mais: Círculo Cromático Para Saber Quais Cores Que Combinam Com Sofa Cinza

Inicialmente, ser estar estimadas as proporções são de graus de problema e a da neuropatia silenciosa (Tabela 1). Naquela proporção de incapacidade grau I adquirindo 18,5% (IC95%: 13,7-24,0) e de incapacidade grau II adquirindo 9,4% (IC95%: 6,0-13,9). A proporção de casos de neuropatia silenciosa foi 5,6% (IC95%: 3,0-9,4).