Infeções sexy Transmissíveis

As Infecções sexuada transmissíveis, alternativa IST`s gostar são vulgarmente designadas, elas infeções que passar de umas compatriotas para together outras durante as relações sexuais.

Você está assistindo: Duas pessoas saudáveis podem contrair dst

São provocadas pela bactérias, vírus e parasitas que ser estar no sangue, sémen e outros líquido corporais ou à superfície, na hauts e mucosas da região genital.

As IST mais conhecidas 

Como se Transmitem?

São transmitidas enquanto as situação sexuais, enquanto fazes sexuada vaginal, anal ou oral. Algumas, gostar o herpes genital e emprego HPV, até se transmitem através contacto pele alcançar pele (sem penetração ou “sexo completo”).

A transferir é facilitada se que usares preservativo uma vez tiveres vários parceiro sexuais aos longo dá tempo, mesmo que sejas fiel e tenhas apenas um um/a parceiro/a de por vez. Demasiado é adicionar fácil contraíres ns IST, através exemplo VIH, se já tiveres outra, por exemplo sífilis.

Quem pode ser infetado/a através dos uma IST?

Qualquer humano sexualmente activa, isto é homem ou mulher, capaz infetada por uma ou adicionando IST`s. A transmissão dá-se a partir de homem para a mulher e da mulher para ministérios homem.

Podes ficando infetado/a abranger uma IST se tiveres situação sexuais com alguém que esteja infetado.

Quem sim um único parceiro sexual, vir longo de toda der vida, pode ser ~ ficar alcançar uma IST se esse colegas tiver situação sexuais alcançar outra(s) pessoa(s) uma vez infetar.

As IST`s são frequentes?

Sim, together infecções sexy transmissíveis são freqüentemente e inventar um assuntos de saúde pública, pelas doenças que provocar e pelas complicações que podem ocasionar.

A mestre mundial de saúde (OMS) calcula que enquanto mundo, em por ano, mais de 250 milhões de pessoas de pessoas adquirem uma novo IST. Nos a principal Unidos eles são infetadas anualmente cerca de 20 milhões de pessoas de compatriota e destas abrangendo metade têm entrou 15 e 24 anos.

Os/as novo têm ameaça elevado de contrato infeções sexo transmissíveis pela várias razões:

Devido à imaturidade a partir de seu corpo, têm maior suscetibilidade para adquirir IST`s, sobre tudo as desativar jovens.Muitos têm diferente em aceder ao serviços de saúde, em graça as dela queixas alternativamente dúvidas aos/às técnicos/as de saúde, ou mesmo durante pagamento das taxas moderadoras para der realização das análises recomendados.Alguns têm vários parceiros/as sexuais e muitos/as algum usam emprego preservativo

Como se manifestam as IST na mulher e durante homem?

Habitualmente together infeções sexualmente transmissíveis que dão queixas durante meses alternativa mesmo anos, e as compatriota ignoram que ~ ~ infetadas e sentem-se saudáveis. Mas podem transmitir as infeções aos/às seus/suas parceiros/as sexuais.

Quando tenho sintomas, isto podem conhecido logo depois de o contacto sexual, ou levar semanas a meses naquela surgir. Através vezes os sintomas desaparecem idênticas sem que tratamento, mas naquela infeção permanece no decorrer organismo (não tenho cura).

Alguns sinais e sintomas de IST`s:

 Corrimento anormal da vagina, pénis alternativa ânus;Ardor ou agonizante ao urinar;Feridas, bolhas alternativa outras prejuízo na área genital e/ou anal;Comichão ou irritação na áreas genital e/ou;Dor na ajuda inferior a partir de abdómen alternativa durante a conectar sexual.

 

O que podem causar?

Algumas destes infeções, se não forem tratadas naquela tempo, você pode provocar doenças alternativamente complicações graves: cancro são de colo dá útero, do pénis alternativa do ânus, doença inflamatória pélvica (DIP), infertilidade, orquite (doença dos testículos), epididimite (doença são de epidídimo).

Nas denominações grávidas, algum IST`s podem cruzando para emprego feto e provoca malformações graves, aborto, parto prematuro alternativa doença durante recém-nascido.

O diagnosticar e curar no começar da infeção elas fundamentais, para a cura sem complicações.

Como se comporte-se as IST?

As infecções sexualmente transmissíveis não se curam não tem tratamento, através isso, deves procurar a ajuda do/a teu/tua médico/a de família, ns consulta de IST alternativa de um centro de rastreio se pensas eu imploro seu perdão estás infetado/a. As plural para ministérios diagnóstico alternativa rastreio das IST`s elas fáceis, certo e confidenciais.

À excepção são de herpes genital, ns verrugas genitais (ou condilomas) e da infeção cabelo VIH (vírus da SIDA), a maioria ns IST`s é facilmente curada abranger injeções alternativamente comprimidos, ministérios herpes ele deve ser tratado para caiu a frequência e duração dos surtos, mas que tem cura. As verrugas podem estar removidas, embora o vírus responsável pela doença possa manter na pele alternativamente nas mucosas extremamente tempo. Ministérios VIH tem tratamento que direção a infeção, prevenção a evolução para formas graves da doença (SIDA) e diminuir a transferir aos/às parceiros/as, mas algum tem cura.

 

Que devo fazer se tiver uma IST?

Procura o/a médico/a, dar as análises que ele/a recomendar e completa os cura indicados, pois a infeção ele pode permanecer, mesmo que os sintoma desapareçam, se que completares emprego tratamento.

Evita as relacionamentos sexuais desatualizado estiveres der fazer emprego tratamento, para que transmitires naquela infeção e não te infetares de novo.

Informa a(s) pessoa(s) abranger as quais tiveste sexuada de o que podem ser infetadas e que tem que ir vir médico e pendência análises, idênticas que se sintam saudáveis e que tenham sintomas.

 

O o que posso fazer para tornar ministérios sexo mais seguro?

A forma adicionar segura de te protegeres é que ter sexo, isto é vaginal, anal alternativamente oral (abstinência).

Só deves possua sexo enquanto decidires e deves falar “não” se que queres fazê-lo. Deves conversar alcançar o/a teu/tua parceiro/a sobre ministérios que eles podem ou não fazer no as praticamente sexuais, de forma naquela sentirem-se ambas confortáveis e seguros.

Se tiveram parceiro sexuais anteriores devem fazer as plural de rastreio ns IST`s antes de iniciar que contacto sexo (sexo vaginal, anal alternativa oral).

Devem vai previamente preservativos eestudosem naquela colocá-los e retirá-los corretamente.

O preservativo (masculino ou feminino) alternativa o dentist dam (barra de latex), tem que ser usados imundo que tiverem sexy (vaginal, anal alternativa oral), do princípio ao acabando do contacto e devem colocar um preservativo novo se tiverem novo contacto.

Os casais heterossexuais tem que ter cuidados além disso para prevenir uma final gravidez, escolhendo e usar de forma exatamente e contínuo um caminho contraceptivo, associado ao uso de preservativo.

Ambos/as os/as parceiros/as ter que manter-se monogâmicos, não tem contactos sexuais alcançar outras pessoas que podem está dentro fonte de contágio de 1 infeção sexy transmissível.

Devem impede o consumo de álcool e outras medicamentos que você pode induzir comportamento de risco (não recurso ~ por preservativo, sexo com outros/as parceiros/as).

Certifica-te de eu imploro seu perdão fizeste as vacinas disponíveis, que te proteger de algumas IST`s – der vacina anti o HPV e as vacinas a partir de Hepatites.

Ver mais: Dieta De Acordo Com O Peso, 9788535202670: A Dieta Do Tipo Sanguineo

 

O que deves sabe sobre ministérios preservativo lado de fora (masculino)?

Utiliza o preservativo sem exceção que tiveres relação sexuais, logo no início, antecipadamente qualquer contacto.Para ministérios sexo oral definições os preservativos mais finos.Para ministérios sexo anal definições sempre os adicionando fortes.Em cada novo contacto sexual definições um novo preservativo.Coloca o preservativo com o pénis em erecção, certifica-te de que algum ficou ar na ajuda terminal e, durante final, retira-o alcançar cuidado, a partir de um nó e deite-a enquanto lixo.Abre a embalagem alcançar cuidado, algum utilizes together unhas, os dentes alternativa objectos cortantes.Utiliza lubrificantes de base aquosa (à venda naquela farmácias). Naquela vaselina e os produtos oleosos podem danificar ministérios látex no preservativos, retirando-lhes eficácia.Guarda os preservativos com um locai afinar e fresco, que exposto vir sol.Tem atenção vir prazo de validade, registrado na embalagem.

Revisão cientifica a partir de conteudos: 

*
Dra Irene Santo

Data da revisão: Fevereiro de 2020

Alguns sites eu imploro seu perdão podes consultar:

https://www.positivo.org.pt/infeccoes-sexualmente-transmissiveis-ist

https://www.positivo.org.pt/wp-content/uploads/guia-de-infeccoes-sexualm...

http://www.pnvihsida.dgs.pt/

https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/sexually-transmitted...(stis)