Eliana Aguiar Petri Nahás horge Nahás neto Laurival A. De Luca pólo Traiman Anaglória ponte Ivete Dalben Sobre os autores

OBJETIVO: avaliação os efeitos da isoflavona, são de gérmen da soja, para os sintomas climatéricos e ministérios perfil lipídico na sra em menopausa. MÉTODOS: foi conduzido estude prospectivo, alcançar 50 denominações em menopausa, divididas em: G1, usuárias de isoflavona (60 mg/dia) (n=25), e G2, placebo (n=25). Os critérios de inclusão ser estar FSH >40 mUI/mL e presença de fogachos. Foram excluídas as vegetarianas, fumantes, asiáticas, portadoras de doenças gastrointestinais e usuárias de terapeuticamente de reposição hormonal. No decorrer seguimento, de seis meses, passou a ser obtidos o lista menopausal de Kupperman (IMK), emprego perfil hormone e o lipídico. Na análise estatística, empregaram-se ANOVA, ministérios teste t pareado e as provas não paramétricas de Wilcoxon e Mann-Whitney. RESULTADOS: os valor medianos são de IMK, no início iguais entrou os grupos (IMK = 20), reduziram-se nas usuárias de isoflavona ao 2 e 4 mês (IMK = 14 e 9, respectivamente) e no grupo controle, apenas vir 2 mês (IMK = 15) (p

TRABALHOS original

Efeitos da isoflavona acima de os sintoma climatéricos e emprego perfil lipídico na sra em menopausa

Effects that isoflavone top top menopausal symptoms e blood lipids in postmenopausal women

Eliana Aguiar Petri NahásI; jorge Nahás NetoI; Laurival A. De LucaI; paulo TraimanI; Anaglória PontesI; Ivete DalbenII

IDisciplina de Ginecologia, departamento de Ginecologia e Obstetrícia

IIDepartamento de saúde Pública, universidade de medicina de Botucatu - UNESP

Endereço ao correspondência

RESUMO

OBJETIVO: para avaliar os efeitos da isoflavona, a partir de gérmen da soja, acima de os sintomas climatéricos e emprego perfil lipídico na mulher em menopausa.

MÉTODOS: aquisição conduzido pesquisar prospectivo, abranger 50 denomina em menopausa, divididas em: G1, usuárias de isoflavona (60 mg/dia) (n=25), e G2, placebo (n=25). Os padrão de inclusão foi ~ FSH >40 mUI/mL e presença de fogachos. Foram excluídas as vegetarianas, fumantes, asiáticas, portadoras de doença gastrointestinais e usuárias de terapêuticas de reposição hormonal. No seguimento, de six meses, foi ~ obtidos o catálogo menopausal de Kupperman (IMK), o perfil hormone e ministérios lipídico. Na analisado estatística, empregaram-se ANOVA, emprego teste t pareado e as provas não paramétricas de Wilcoxon e Mann-Whitney.

RESULTADOS: os valor medianos dá IMK, no início iguais entrou os grupos (IMK = 20), reduziram-se dentro usuárias de isoflavona aos 2 e 4 mês (IMK = 14 e 9, respectivamente) e no grupo controle, apenas aos 2 meses (IMK = 15) (pversus 12%, respectivamente). ~ por seis meses, verificou-se que os valores médios de estradiol foi ~ superiores no decorrer G1 enquanto comparados vir G2 (18,0 ± 6,7 versus 12,3 ± 3,8 ng/dL) (p40 mIU/mL, non-vegetarian, non-smoker, non-Asiatic, no in use of hormone instead of therapy and without disease of a gastrointestinal tract. Para six months, the menopausal Kupperman table of contents (MKI) e hormonal e lipid profiles were assessed. Para statistical analysis, ANOVA, t test e the non-parametric Kruskal-Wallis and Mann-Whitney tests were used.

RESULTS: ns median MKI values, initially similar in both groups, decreased in G1 at two e four months (MKI = 14 and 9, respectively), e in G2 at two months (MKI = 15) (pversus 12%, respectively). At the fim of the study, in the isoflavone group, rise in estradiol level (from 16,8±7.3 to 18,0±6.7 ng/dL) (p1. Du das conhecidas vantagens, quase certo 70% das mulheres cessam o tratamento depois de ~ o primeiro ano2. Uma a partir de principais razão da baixa aderência à TRH denominada o sangramento irregular. Etc razões incluem mastalgia, náusea, cefaléia, pegue de peso e retenção hídrica, além disso do medo de câncer de mama1. Estes efeito têm desencadeado fazer uma reserva em papel mulheres, o que optam por formas naturalmente de tratamento. Além disso, existem denomina em que der TRH isto é contra-indicada, havendo pouco naquela se fornecer para emprego alívio são de sintomas climatéricos3. Por essas razões tenho interesse no desenvolve de terapeuticamente alternativas, capaz de proporcionar os benefícios da TRH não tem provocar efeitos colaterais e não tem contra-indicações1,2,4,5.

Você está assistindo: É normal menstruar mesmo tomando anticoncepcional

Os fitoestrogênios ocorrem naturais em papel vegetais, presente estrutural e funcionalmente similares vir estradiol6. Existir quatro classe principais: together isoflavonas, encontrado na soja e seus derivados; os lignanos, nós cereais integrais e oleoginosas; os flavonóides, em algum frutas e legumes, e os cumestranos, nós brotos de feijão e de alfafa7. Os fitoestrogênios alcançar maior ação estrogênica elas as isoflavonas, destacando-se a genisteína, a daidzeína e der gliciteína, presentes no gérmen de soja. São compostos não-esteróides, eu imploro seu perdão se ligar fracamente aos receptores estrogênicos (menos o que 1% da familiar de pertencente do estradiol). Apresentam movimento seletiva, dental é, exibem atividade estrogênica em alguns tecidos e antiestrogênica em outros4,8.

Há evidências de que a isoflavona diminui a intensidade e der freqüência a partir de sintomas vasomotores em mulheres na menopausa9-11. Naquela maioria dessas observações sobre emprego uso dos fitoestrogênios elas epidemiológicas, muitas delas baseadas em estudando realizados em área de alto consumo da soja8. Guardada de 20% das mulheres japonesas apresenta ondas de calor, comparado alcançar 80% das européias, atribuindo-se, em parte, estas diferenças à dieta7. Albertazzi et al.3, em estude duplo-cego, placebo-controlado, constataram eu imploro seu perdão 60 g/dia de proteína isolamento da soja (suplemento alimentar) aquisição superior ~ por placebo, diminuir em 50% os sintomas vasomotores.

A dieta rica em soja parece ~ ser benéfica para emprego sistema cardiovascular, pelo efeito favorável sobre ministérios perfil lipídico12-14. Alguns estudos demonstram elevação a partir de HDL e redução do LDL em prazo 10%15-18. Observa-se, in vitro, vasodilatação coronária e redução na agregação plaquetária e na tromboxana, resultando em menor inclinação pró-trombótica8,19. Os cânceres de mama, cólon, endométrio e ovário tenho menor incidente nos países asiáticos quando comparados ~ por ocidentais7. Em colheita de célula de câncer de mama, a isoflavona demonstra está feito antiproliferativo, dose-dependente12. é diferente propostas dos mecanismos relacionados alcançar a dietética rica em soja e der possível prevenção no tumores maligno incluem naquela inibição são de sistema tirosinoquinase, der supressão da angiogênese e os efeitos antioxidantes5.

Pelos numerosos serviços relatados, der recomendação de adicionar produtos da soja à dietética seria racional5,20. A maioria são de aprender alcançar suplementos dietéticos derivativos da soja demonstraram moderado é feito estrogênico7. Entretanto, há grande dificuldade em modificar ministérios hábito alimentando da sra ocidental. As isoflavonas a partir de gérmen da soja existir em formato de cápsulas, e se poucas investigações sobre isso é forma de administração. São necessários aprender adicionar para verifica o valor desta terapêutica alternativa como efetiva e com certeza na menopausa3,20.

Baseado nestas considerações, o objetivo disto investigação adquirindo avaliar os efeitos da isoflavona, dá gérmen da soja, em cápsulas, para os sintoma climatéricos e ministérios perfil lipídico na sra em menopausa.

Pacientes e Métodos

Foi conduzido estudo clínico, prospectivo, randomizado, duplo-cego e placebo-controlado, configurado de 50 mulheres, em menopausa. Os padrão de consiste em foram: dia da final menstruação sim pelo pequena 12 meses, valores de FSH superior a 40 mUI/mL e presença de sintoma de privar estrogênica, principalmente fogachos. Os critérios de exclusão: paciente vegetarianas alternativa macrobióticas, asiáticas, fumantes, etilistas, elétrico de doenças crônicas dá trato gastrointestinal, usar de terapia de reposição hormonal, tamoxifeno alternativamente antibióticos até ~ seis meses antes de do estudo. Foi ~ efetuadas dosagens do hormônio estimulador da tiróide (TSH), tiroxina de graça (T4) e anticorpo anti-tiroperoxidase (anti-TPO) para excluir disfunções tiroideanas, que pudessem intervenção na sintomatologia. Tudo de as pacientes assinado o expressão de consentimento livre e esclarecido. O esboço, projeto de inspeção recebeu brilhando favorável do comitê de Ética em inspeção da universidade de medicina de Botucatu - UNESP.

Na entrevista inicial e der cada retorna obteve-se o lista menopausal de Kupperman (IMK). Naquela representa naquela soma da conversão numérica de 11 sinais e sintomas de privar estrogênica (fogachos, parestesia, insônia, nervosismo, melancolia, vertigem, fraqueza, artralgia, cefaléia, palpitação e formigamento), graduados de 0 der 3, a depender da fortaleza leve, moderada ou intensa. Multiplicam-se pela 2 naquela parestesia, a insônia e emprego nervosismo e por 4 os fogachos. Observou-se naquela variação ponderal pelo catálogo de volumes corpórea (IMC = peso/altura2). Empregaram-se os padrão da hospedeiro Mundial da saúde (1997), considerando-se IMC > 30 kg/m2 para diagnóstico de obesidade. Na apreciação indireta da distribuir de gordura alicerçada utilizou-se a conectar cintura/quadril (RCQ). Considerou-se como distribuição ginecóide enquanto RCQ 0,8.

A colpocitologia hormonal obtivermos realizada na primeiro consulta e depois de ~ seis meses. Os esfregaços ser estar obtidos da parede ao lado da vagina, em seu terço médio. Em rude de 100 células de descamação, realizou-se a pontuação diferencial de parabasais, intermediário e superficiais. Os achados foram expressos pelo estimado de maturação de Meisels21. Os exames foi ~ interpretados pelo mesmo citopatologista, sem compreendo dos dados das pacientes.

Para o calcular do dimensões amostral considerou-se intervalo de confiar de 95%, a razão de um caso para um ao controle e a obtenção de melhora em 40% dos casos tratados. Isto cálculo adquirindo processado pelo programa Epi-Info borda 6.04. As médias ser estar comparadas utilizando-se ministérios teste t pareado e a análise de variantes (ANOVA), e together medianas, together provas algum paramétricas de Kruskal-Wallis e de Wilcoxon. As diferenças entrada as freqüências dos casos e controles foram analisadas pelo teste dá c2 alternativamente teste exato de Fisher, imundo que necessário. Os testes estatísticos passou a ser bi-caudais e o grau de significância escolhido adquirindo de 5% e os dados calculados com o auxílio do software SPSS versão 8.5.

Ver mais: Como Saber Se A Dor No Peito E Falta De Ar To, Dor Ao Respirar: 8 Causas E O Que Fazer

Resultados

As propriedades clínicas, colpocitológicas, ultra-sonográficas e laboratoriais iniciais, são de grupos de pacientes usuárias de isoflavona (G1) e de placebo (G2), passou a ser submetidas à comparar estatística e ser estar representadas dentro Tabelas 1 e 2. Verificou-se o que os grupos ser estar homogêneos paras as próximo variáveis: idade, menarca, paridade, era da menopausa, IMC, RCQ, IMK, avaliada de maturação e espessura endometrial (Tabela 1). Confrontando os valores séricos hormonais iniciais entrou os grupos, que foram observadas diferenças estatisticamente significativas. Através dos outro lado, na análise do perfil lipídico, verificou-se que as pacien-tes do agrupadas isoflavona apresentaram inicialmente valores elevados de CT e LDL, enquanto comparadas ao agrupados placebo (pTabela 2).