circula nas redes sociais e durante WhatsApp um vídeos de um homens explicando que os componentes da cloroquina e da ivermectina eles podem fazer ser conheceu de forma natural naquela cascas da laranja e dá limão. Por meio a partir de ​projeto de confirme de notícias​, usuários são de Facebook solicitaram que esse essa fosse analisado. Procedimentos de pagamento a seguir o trabalhar de verificabilidade da Lupa:

*

“A gente vai aproveitar uma laranja e um limão. Vai cortar em pedaços alcançar casca e tudo, que o princípio ativo dos dois remédios, ivermectina e cloroquina, isso é na latido dos dois”Vídeo publicado enquanto Facebook que, até as 16h são de dia 27 de julho de 2020, tinha sido visualizado adicionando de 460 vezes
FALSO

A informação analisada para ele Lupa é falsa. A cloroquina e der ivermectina elas substâncias feitas artificial em laboratório, sintetizadas do outros compostos. Eles algum estão presentes, portanto, na casca da laranja alternativamente do limão. Além disso, nenhum como dois drogas têm eficaz comprovada anti a Covid-19.

Você está assistindo: É verdade que o limão corta o efeito do remédio


Assine der Lente, der newsletter grátis sobre desinformação da Lupa!

Professor associado no sala de Química essencial da Universidade comunidade Rural são de Rio de janeiro (UFRRJ), Cedric Stephan Graebin informou através e-mail que a cloroquina é um fármaco de origem sintética inspirada em um produto natural ~ quinina, matéria isolada encontrada na latido de árvores de algum espécies são de gênero Cinchona. “Mas ministérios processo de obtivermos da cloroquina denominações todo por síntese orgânica”, complementa. A significa que a substância é criar a começar de moléculas complexas que biológicas, através de reação químicas.

Já a ivermectina, segundo emprego professor, é um produtos de semi-síntese. Isso significa que dispõem é feito a partem de ns molécula adicionando complexa de origem biológica. Neste circunstâncias específico, as a fonte são as materiais de construção avermectina B1a e B1b, obtido de uma bactéria ligar Streptomyces avermitilis, explica o professor.

A infectologista Raquel Stucchi, professora da universidade de ciências Médicas da Unicamp, ~ informou à reportagem que a informação que circula nas rede sociais é falsa. Eles diz, ainda, que algum há furão que possa ~ ~ utilizado como fitoterapia (estudo das plantas médico e suas formulários na cura das doença) para tratar a Covid-19.

Sem eficácia contrário Covid-19

A cloroquina, então como a hidroxicloroquina, denominações uma medicação usado há anos para curar da malária e de algumas doenças autoimunes, como artrite e lúpus. Estudar iniciais, feito in vitro ou alcançar grupos pequena de pacientes, eu mostrei que der droga sim potencial como tratamento porque o Covid-19.

Antes de pesquisas acrescido robustas confirmarem essas suspeitas, figuras públicas como presidente Jair Bolsonaro (sem partido) começaram a defende o uso entre eles remédio. Contudo, os exames objetivo mostraram que algum há benefício no uso da droga em não existe etapa dá tratamento.

Já naquela ivermectina é um aproximadamente utilizado para tratar algumas infecções causadas por vermes e parasitas. Na sua versão veterinária, excluir indicado ao acabar alcançar sarnas em gatos e cachorros. Em abril, uma inspeção da universidade de Melbourne exposição que der droga era eficaz em inibir der reprodução dá SARS-Cov-2 in vitro.

A dose utilizada, contudo, ser estar consideravelmente acrescido alta a partir de que emprego receitado porque o o curar de é diferente doenças. Além disso, no passado, o drogas se mostra eficaz ~ para frear a replicação de algum vírus em laboratório, como o da equipamento auxiliar e ministérios da dengue, mas nunca foi aprovado para tratar isto doenças.

A caverna Nacional de Vigilância sanitária (Anvisa), em nota, informou que algum existem estudar conclusivos que comprovem ministérios uso da ivermectina porque o o curar da Covid-19. Na cinco (23), naquela Anvisa decidiu, em 1 portaria publicada no todo dia Oficial da União, que naquela medicação somente poderá ser vendida com receita devido a durar naquela pandemia.

O o conjunto da Saúde também já informou em observações que não há qualquer remédio, vitamina, comida específico alternativamente vacina que existe uma possibilidade prevenir ou tratar a infecção pelo coronavírus. A mestre Mundial da saúde (OMS) também atribuir que não há evidências cientista da eficiência de papel medicação na prevenção da Covid-19.

A Lupa já desmentiu boatos similares. No início de julho, circulou a informação de eu imploro seu perdão alho, limão, laranja e melão de eles são Caetano tinham propriedades e substâncias eu imploro seu perdão preveniam e curavam a Covid-19. Receitas alcançar chá de limão, alho e jambu ~ foram compartilhar nas networks sociais para a prevenção do novo coronavírus. Todas foi ~ desmentidas.

Essa o mesmo, semelhante informação aquisição checada pelos vir Fatos, Boatos.org e Fatos ou Fake.

Ver mais: Como Ver A Versão Do Android No Seu Celular, Como Saber Qual É A Versão Do Meu Celular Android

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.