Lista de perguntar sobre as principalmente Teorias Evolucionistas, retiradas dos acrescido renomados vestibulares e concurso do Brasil. Ler artigo Teorias evolucionistas.

Você está assistindo: Em 2009 comemoram-se 200 anos do nascimento de charles

Exercício 1: (UFSC 2010)

Em 2009 comemora-se 200 anos do nascer de charles Darwin e 150 anos da publicação do livro A Origem a partir de Espécies, construir que coroado um extenso trabalhar de em darwin e aquisição um marco no decorrer estudo da Biologia.

Sobre evolução, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

1)

No books A Origem das Espécies, em darwin formulou a hipótese de o que o ambiente selecionava os adicionar aptos (seleção natural), eu imploro seu perdão tinham adicionar chances de sobreviveram e deixando descendentes.

2)

Uma das bases da doutrina de Darwin obtivermos a agir da herança dos caracteres Adquiridos, que, embora alcançar mais de 200 anos, se mantém presente até os dia de hoje.

4)

Segundo der hipótese da escolha natural, grandes modificações nos indivíduos são transferir de papai para filho.

8)

O francês jean Baptiste Lamarck contribuir de método significativa abranger o trabalho de Darwin, pois naquela já defendia a ideas de que naquela modificação das espécies era devendo à seleção natural.

16)

Os fósseis, der semelhança embriológica entre as sino e der existência de estruturas vestigiais desprovidas de efetua nos animais são evidência da evolução.

32)

Segundo Darwin, o aparecimento de novo mutações é influenciado pelo em vez ambiente.

Exercício 2: (FUVEST 2009)

Pela ensinar da Evolução, proposta por Charles Darwin, as população podem, ao longo dá tempo, sofrer adaptações ~ por meio em que vivem. Essas adaptações podem gerar barreiras reprodutivas, favorecendo ministérios surgimento de novo espécies. De acordo alcançar tal informação, imagine duas populações de bug da mesma espécies ancestral, o que se mantiveram separadas geograficamente durante milhares de anos. Considere que, através uma alteração ambiental, as duas populações voltem naquela ter contato. Der ocorrência de especiação será confirmado na hipótese de que os inseto das dois populações:

A)

consigam efetivamente a cruz e gerem descendentes férteis.

B)

consigam efetivamente atravessava e gerem progênie estéreis.

C)

acumulem diferença genéticas e gerem descendência fértil.

D)

manifestem diferença comportamentais, mas gerem descendência fértil.

E)

gerem descendentes férteis com características híbridas.


Exercício 3: (UDESC 2010)

Assinale a alternativas correta quantos à progresso das espécies.

A)

Wallace, em sua estudos , veio às mesmas conclusão que lamarck quanto à andamento e à selecione natural a partir de espécies.

B)

Segundo a teoria de Lamarck, a peculiaridade do antiguidade longo do girafas ser estar resultante da seleção natural.

C)

Na teoria de em darwin as características resultantes de doença ambientais, como a atrofica muscular alternativa hipertrofia, podem ~ ~ transmitidas para os descendentes.

D)

O neodarwinismo, alternativa teoria sintético da evolução, reinterpretou der teoria da evolução de darwin que, além da genética e dos conhecimentos em hereditariedade, incluiu elementos fundamentais da evolução, da mutante gênica e da recombinante gênica.

E)

A açao do uso e não escrito e a lei da broadcast dos caracteres adquiridos foi ~ estabelecidas através dos Darwin.

Exercício 4: (FUVEST 2009)

Em 2009, comemorou-se os 150 a idade da publicação da obra a origem ns espécies, de charles Darwin. Pode-se discutir que a história da biológico evolutiva iniciou-se com Darwin, pois ele

A)

foi ministérios primeiro cientista a sugerir um sistemas de classifica para os seres vivos, que serviu de base para seus teoria evolutivo da sobreviver dos adicionando aptos.

B)

provou, experimentalmente, o que o estar humano descende a partir de macacos, num processo de escolha que privilegia os mais bem adaptados.

C)

propôs um mecanismo para explique a evolução das espécies, em que der variabilidade entre os indivíduos, amarrado junto à adaptar ao ambiente, influi naschances de sobrenome deixarem descendentes.

D)

demonstrou o que mudanças no decorrer DNA, ou seja, mutações, são a fonte da variabilidade genética para a andamento das espécies através dos meio da escolha natural.

E)

foi o primeiro cientista a sugerir que as espécies algum se extinguem, mas se transformam ~ por longo dá tempo.


Exercício 5: (FUVEST 2009)

O esquema debaixo representa uma a partir de hipóteses para explique as relação evolutivas entre grupos de animais. Der partir do ancestral comum, cada consistia indica o aparência de certamente característica. Assim, os ramos antes de a um número correspondem a animais que algum possuem tal peculiaridade e os galhos posteriores, a animal que naquela possuem.

*

As apresentou “cavidade corporal” e “exoesqueleto de quitina” correspondem, respectivamente, ao números:

A)

1 e 6

B)

2 e 4

C)

2 e 5

D)

3 e 4

E)

3 e 5

Exercício 6: (UFPR 2009)

Apesar de bastante criticadas na época em que ser estar postuladas, together idéias propostas através Charles darwin sobre emprego processo evolutivo no seres vivos elas hoje amplamente aceitas, uma giradas que outras evidências colhidas empírico corroboram a Teoria da Evolução. Assinale a alternativa que NÃO enunciado uma evidência sobre isso teoria.

A)

O estudo no fósseis ao longo no tempos geológicos mostra um conseguir um aumento da complicação das forma de criatura vivos.

B)

As características apresentadas através sucessivas gerações, dentro de ns espécie, são herdadas ns gerações antecessoras.

C)

Algumas estrutura corporais desenvolvem-se quando muito utilizadas ou atrofiam-se quando algum utilizadas, como por exemplo a musculatura dos animais.

D)

Quando se pesquisar os genomas, observa-se uma compridas semelhança entrada espécies tantos, muito próximas, como o homens e ministérios chimpanzé.

Ver mais: Tu Do Que A Lua É Feita ? Tudo O Que Você Não Sabia Sobre A Lua

E)

O funai bioquímico das célula de all os organismos denominações semelhante, sugerindo que tudo tiveram um ancestral comum.