*
Citado através audavoxx.com
*
Similares em audavoxx.com
*

Epidemiologia e serviços de Saúde

versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622

RELATÓRIO

Georreferenciamento de dados de saúde na escala submunicipal: papel experiências no Brasil

Geocoding health encontro in sub-municipal scale: part Brazilian experiences

Christovam BarcellosI; Walter volume RamalhoII; Renata GracieI; Mônica de Avelar F. M. MagalhãesI; Márcia Pereira FontesIII; daniel SkabaIV

IDepartamento de Informações em Saúde, centro de Informação cientista e Tecnológica, institut Oswaldo Cruz, gabinete da Saúde, rio de Janeiro-RJ, brasil IIDepartamento de análise de Situação de Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, gabinete da Saúde, Brasília-DF, brasil IIIGerência de Vigilância Epidemiológica, Secretaria municipal de Saúde a partir de Rio de Janeiro-RJ, brasil IVCoordenação de estruturas Territoriais, diretoria de Geociências, Instituto brasileiros de geógrafa e Estatística, fluviais de Janeiro-RJ, Brasil

Endereço para correspondência

RESUMO

Neste trabalho, elas relatadas experiências de georreferenciamento de dados de saúde em algum Municípios brasileiros, analisado segundo naquela disponibilidade e atualização de bases cartográficas e o curar de dados de endereço nos sistemas de informações em saúde (SIS). Der diversidade de estratégia de georreferenciamento de dados no brasil é achados das condições particulares de desenvolvimento desses projetos nos Municípios, ministérios que influi na eficácia e precisão da localização a partir de eventos de saúde. Eles são sugeridas estratégia para captação e armazenamento de dados de endereço nós SIS e seus compatibilização com os cadastros de logradouros existentes, boa como o desenvolve de programas e aplicativos o que permitam buscas e relacionamentos entrada essas duas bases de dados.

Você está assistindo: Endereço com numeração irregular em pesquisa

Palavras-chave: georreferenciamento; sistemas de informações em saúde; cartografia; geoprocessamento.

SUMMARY

This work defines experiences in geocoding health dia in Brazilian municipalities, analyzed de acordo com to a availability and update of cartographic databases and the treatment provided to addresses encontro in wellness information equipment (SIS). Ns diversity of existing geocoding strategies in Brazil results of local conditions on which this projects ~ ~ developed, presenting variable efficiency e accuracy porque o health occasion location. The authors indicate strategies come capture e store addresses data in SIS, compatible with a existent rua registries, too as a development of programs and scripts come search e link these two databases.

Key words: geocoding; wellness information systems; cartography; geoprocessing.

Introdução

O geoprocessamento denominações definido como um definir de tecnologia voltadas porque o a coleção e curar de informações espaciais com determinado objetivo, executadas pela sistemas privado para por aplicação. Naquela últimas décadas, esses sistemas têm sido empregados para avaliação ambiental, planejamento urbano, meteorologia, entre outros campos de aplicação. Aos contrário a partir de que acontece nessas áreas, na Saúde, os dados não são obtidos através meios remotos. Dados sobre together condições de saúde das pessoas devem ~ ~ adquiridos mediante maravilha e censo demográficos, ou pelos sistemas de vigilância.1 São dados de atributos da pessoa e um grande esforço tecnológico e metodológico tenho se eu abri para captá-los e tratá-los como peculiaridade de território. Aqueles transformação resulta em uma abstração e simplificação de jurídico sociais e ambientais presentes na determinação de doenças.2 Assim, as comunicação cartográficas digitais, o que são, muito de vezes, ministérios produto duram de projetos de geoprocessamento de de outros setores, constituem só o dotes de fósforos das plural espaciais de saúde. Para que ~ ~ utilizadas como meio de análise, as comunicação de dados de saúde devem ser georreferenciadas,3,4 integradas der dados ambientais e socioeconômicos,4-6 e submetidas a procedimentos de avaliação de deles distribuição espacial.7,8 ministérios georreferenciamento de um dado alcançar endereço excluir definido como o processo de associação desse dar a um cartões e pode ser efetuado de três para moldar básicas: associação naquela um ponto, a uma linha alternativamente a 1 área. O resultados desse processo denominações a criação de grupo gráficos que podem está dentro usados para a analisadas espacial.

Na gamas da Saúde, os sistemas de informações geográfico (SIG) tenho se tornado ferramentas de compridas utilidade. Sua volume de integrar diversificado operações, gostar de captura, armazenamento, manipulação, seleção e procurar de informação, análise e apresentação de dados, auxilia o processo de conhecimento da ocorrência de eventos, predição, tendência, simulação de situações, planejamento e definição de estratégia no área da Vigilância em Saúde. A incorporação a partir de SIG dar Saúde tem elétrico relativamente recentemente e ainda depende de um ajustar de comunicação tecnológicas e metodológicas em fase de implementação.

Os últimos a idade vêm sendo marcados pela crescendo disponibilidade e facilidade de acesso e analisado de dados mediante sistemas computacionais simples. Enquanto Brasil, ministérios setor Saúde excluir detentor de um discursivo banco de dados, que abrange dados vitais, de morbidade, operador e contábeis. Esses dados vêm sendo armazenados em de várias sistemas de informações: sistema de Informações sobre humanidade (SIM), sistemas de Informações sobre nascidos Vivos (Sinasc), sistemas de Informação de agravar de Notificação (Sinan), sistemas de Informações Hospitalares dá Sistema Único de saúde (SIH/SUS), sistemas de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de saúde (SIA/SUS), entre outros. Seguindo der lógica a partir de Sistema Único de saúde (SUS), de um sistema de cobertura nacional e construção hierárquica, os dados desses sistemas de informações elas gerados no decorrer nível local e repassados, no sentido ascendente, às demais esferas de governo. É de missão da gestão municipal, portanto, der captação dos dados e o correto preenchimento dos campos dos aplicativo desses sistemas de informações, inclusive essa reservados à localização geográfica, como nome e código de logradouro e círculo de residência.

No Brasil, ministérios cenário atualmente da aplicação a partir de SIG em saúde denominada extremamente favorável e pode ser sumarizado segundo quatro eixos de desenvolvimento: disponibilidade de bases de dados; aperfeiçoamento de programas computacionais; desenvolve tecnológico; e capacitação de pessoal. Esses eixos eles são inter-relacionados e por solução tecnológica ele pode fazer ter reflexo sobre os programas e solicitar um redirecionamento ns iniciativas de capacitação. Together soluções para a democratização desse o conjunto de ferramentas são, portanto, integradas e exigem der coordenação de esforços entrou a saúde e noutro setores.9

Para que os dados gerados por sistemas de informações em saúde sejam mapeados, os eventos de saúde tem que ser relacionados der um ajustar de objetos geográficos ou unidades espaciais antes construídas, como bairros, setor censitários, lotes alternativamente trechos de logradouros. Assim, um no primeiros etapa para emprego georreferenciamento desses dados é o obrigado do estágio atualmente da cartografia urbana presente nas cidades. E os sistema de informações em saúde, pela sua vez, devem arrecadação e armazenar dados de endereço compatíveis com essa inventar de dados cartográficos. Ao longo a partir de processo de georreferenciamento, diversas decisões são tomadas, tais gostar de a eletivo de 1 unidade espaço de referência, der solução de papel incoerência alternativa complementação de endereço incompleto ou, ainda, naquela aproximação de deles numeração.10 esses decisões influência a disposição final dos eventos para a base cartográfica e, por conseguinte, os possíveis resultado da analisadas espacial então eventos.

No apresentada trabalho, são discussão os problemas enfrentados no georreferenciamento de dados de saúde naquela partir da analisado das principais experiências desenvolvidas em Municípios dá Brasil. Eles são sugeridas estratégias para naquela captação e tratamento de dados de endereço no decorrer país – alcançar suas principais alternativas de padronização – e para ministérios georreferenciamento de dados.

Metodologia

Este trabalhar é um relatórios conclusivo da "Oficina para georreferenciamento da base de dados da novo versão do Sistema nacional de Informação de agravos de Notificação (Sinan XP)", cumpre em Brasília, durante mês de junho de 2003, enquanto foram discutidas as experiência de algumas cidades, as quais, reunidas, representante a compridas diversidade de estruturas urbanas possíveis entrada os Municípios brasileiros. Também foram relatados os avanços são de geoprocessamento em saúde durante Brasil, recursos de publicação de dados gráficos pela cin e aplicações a partir de geoprocessamento de dados de saúde, principalmente para vigilância em saúde. As discriminação e recomendações disto documento que se limitam, portanto, ~ por Sinan; elas podem reflete situações semelhantes encontradas nos alguns sistemas de informações em saúde.

Após levantamento, através meio de contatos institucionais e da procurar via ferramentas da Internet, foi ~ convidados e junte da oficina representantes a partir de Secretarias comunidade de saúde (SMS) de alguns dos Municípios brasileira de maior tradição no uso a partir de geoprocessamento em saúde: porto Alegre; fluviais de Janeiro; Belo Horizonte; Goiânia; e Salvador.

Foram identificar outros Municípios alcançar experiência incluído tecnologia, como Manaus-AM, ganhar da Conquista-BA, Brasília-DF, campo Grande-MS, colina Claros-MG, Betim-MG, Ipatinga-MG, Belém- PA, Campina Grande-PB, Curitiba-PR, Londrina-PR, Paranaguá-PR, Maringá-PR, Natal-RN, dom Pedrito- RS, Santana de Parnaíba-SP, Recife-PE, Olinda-PE, Campinas-SP e Suzano-SP, entrou outros, os quais que participaram da local de trabalho de Brasília-DF. Aqueles lista não é conclusiva; certamente, alguns outros Municípios utilizam ferramenta de geoprocessamento em saúde, embora que tenham seus projeto divulgados.

Os representantes do SMS e órgãos são de Ministério da saúde apresentaram levantamentos acima de as condições em que são realizados os está funcionando de georreferenciamento de dados de saúde, eu imploro seu perdão incluem a padronização de dados de endereço e sua procurar em cadastros municipais. Durante der Oficina, emprego encaminhamento ns discussões de aperfeiçoamento tal projetos desenvolveu-se para três eixos: dados de endereço dos SIS; cadastros de endereços (base cartográfica digital e cadastro abranger dados alfanuméricos); e programas de georreferenciamento.

Resultados

A diversidade de estratégia de georreferenciamento apresentadas demonstra together condições específico de desenvolvendo desses projetos nos Municípios são de Brasil. Várias eles são as estratégias de microlocalização de dados de saúde adotadas através dos esses Municípios, nós últimos anos (Tabela 1). A Prefeitura masculino de porta Alegre-RS, por exemplo, desenvolveu, através dos meio de um SIG, um sistema de localização de evento de saúde por trechos de logradouros (a partir são de endereço), para crônica do sim e a partir de Sinasc. Estratégia semelhantes estão sendo adotadas no Município a partir de Rio de Janeiro-RJ (SMS), em Curitiba-PR e urbano de médio porte a partir de Estados de São pólo e são de Paraná. Em Goiânia-GO e Belo Horizonte-MG, os de várias sistemas (SIM, Sinasc, Sinan, SIH/SUS, etc.) também são estrutura para ministérios referenciamento a partir de lote de endereço (nome dá logradouro e consistia de porta). Naquela representação geográfica desses eventos naquela partir do endereço permitido uma placa de agregações: área censitário; bairro; área administrativa; gamas programáticas; entrada outras possibilidades, facilmente construir a partir são de recursos de análise espacial oferecidos por SIG.

*

Em de várias Municípios algum presentes na Oficina, como Recife-PE, Olinda-PE e Londrina-PR, o bairro vem sendo utilizado como unidade espacial mínima de agregação de dados. Aquelas é ns solução de georreferenciamento acrescido simples, apesar de exigir algum procedimentos de padronização de proibido de dados. Nessas Municípios, o área correspondente obtivermos implantado nos principais sistemas de informações e seu preenchimento vem presente padronizado para impedir incongruências entrou a base cartográfica (mapa) e a base de dados algum gráficos (tabelas). Diversos Municípios são de Brasil, como São Paulo-SP e Goiânia-GO, que possuem cidade oficializados, o que dificulta o traçado de seus limite oficiais em mapas, bem como a captação desse dar pelos sistema de informações em saúde. Em Goiânia-GO, der associação do consistência do cartão SUS vir lote georreferenciado tem permitido o georreferenciamento dos dados de saúde.

No fluxo de Janeiro-RJ [Instituto Oswaldo a cruz (Fiocruz/MS), dá Ministério da Saúde] e em Salvador- BA [Instituto de saúde Coletiva da Universidade comunidade da Bahia (ISC/UFBa)], projeto de enquete vêm desenvolvendo meios de georreferenciamento de dados de saúde, através dos meio da identificação dos setores censitários eu imploro seu perdão corresponde aos endereço de residência inscrito nos SIS.

Os programas de georreferenciamento de dados utilizados por Municípios representar na local de trabalho comparam comunicação de dados originadas são de SIS alcançar um cadastro de endereços padronizado, existente no decorrer Município. Der Figura 1 demonstrações o relacionamento entrou os sistemas de informações em saúde e emprego SIG, alcançar base em um cadastro de endereços. Entrada os cadastros utilizados, pode-se citar o cadastro técnico municipal, usado principalmente para der arrecadação de dirigir territoriais, emprego cadastro de usuários são de SUS (Cartão SUS) e emprego cadastro de segmentos de logradouros, este último construído pelo Instituto brasileiros de geógrafa e estatístico (IBGE) para a organização do censo Demográfico de 2000.

*

Esse cadastro de endereços, por sua vez, ele pode estar associada a uma escrivaninha que incluir os bolsa de coordenadas do objeto geográfico, de modo naquela se compreendo uma localização (exata alternativamente aproximada) do acontecimento de saúde. Através dos exemplo, se um anexar de saúde for conectado com a um cadastro de lotes e se a prefeitura dispuser de uma base cartográfica de lotes da cidade, pode-se referenciar esse acontecimento de saúde vir lote correspondente. Igualmente, os setores censitários ou trechos de açúcar podem está dentro utilizados para ministérios georreferenciamento desses dados. Entre eles maneira, um programa de georreferenciamento ele deve incluir, como campo-chave do anexando de saúde, der identificação de um assunto geográfico: trecho de rua, área censitário, lote, etc. O mesmo programa pode, ainda, inserir campo de coordenadas no anexar de saúde porque o que pode ser ser proposta em um mapa. Atualmente, é bonito simples calculada as coordenadas dos diversos objetos geografia usadas em um SIG.

Cabe enfatizar que ministérios setor censitário tem fixo utilizado como unidade de analisado em vários estude de distribuição de evento de saúde.11 essa escolha decorre da habilidade de usar as informações socioeconômicas resultantes são de questionários do censo. É pops ressaltar, contudo, que a delimitação são de setores tem objectivo operacional e pode variar grandemente, a cada população demográfico realizado.12

Como nem todo evento de saúde contido em uma base de dados isso pode ser efetivamente localizado, as diferente estratégias de georreferenciamento adotadas eles podem fazer resultar em grau de eficiência variáveis, que seja, maiores alternativamente menores acidente de registros em decorrência da volume do sistema para localizar determinado endereço em uma base cartográfica digital do Município. Obviamente, essa eficiência depende da qualidades dos dados de endereço captados nós sistemas de informações em saúde, da cobertura e atualização do cadastro de endereços usado e da capacidade do privado programa em relacionar essas bases de dados, principal em consideração possíveis erro e forma de grafia de endereços. Together eficiências (entendidas como proporção de eventos localizados) no programas nas cidades são mostradas na tabela 1.

A figura 2 mostra o município de Belo Horizonte-MG como este que apresenta maior eficiência no decorrer processo de georreferenciamento de dados de saúde. Sim vários anos, a capital mineira ele vem investindo na construção de sistema de informações geográficas, estruturando-os em mapas digitais dá Município, em escala cadastral (entre 1:2000 e 1:10000), além de completo de bem qualidade de dados nos sistemas de informações de saúde. Emprego Município de Goiânia-GO, que é um presente boa eficiência em georreferenciamento, conta abranger uma vizinhança planejada, de endereços padronizados. O georreferenciamento realizado no fluxo de Janeiro-RJ (SMS), alcançar base enquanto mapa digital de logradouros da base cartográfica a partir de Município – criar e preparado pela Secretaria masculino de urbano urbano e o laboratório Municipal de urbanismo Pereira passos –, ocupa emprego terceiro lugar, colocar em eficiência de projetos. Porto Alegre-RS apresenta resultados semelhantes.

*

Os dois últimos programas, da região Metropolitana dá Rio de Janeiro-RJ e são de Município de Salvador-BA, utilizam naquela mesma base de comparação de endereços, emprego Cadastro de Logradouros são de IBGE (referente naquela 1991, para o Município do Rio de Janeiro; e referente aos ano 2000, para der Região Metropolitana do Rio de Janeiro-RJ e para o Município de Salvador-BA). Essa base apresenta papel problemas, gostar de a defeito de preenchimento de numeração em papel logradouros, resultando em máximo número de registros não encontrados.

A autenticado do processo de georreferenciamento, através dos sua vez, excluir medida pela capacidade de se localizar correto um evento de saúde, o mais próximo possível dá local de deles ocorrência. Essa precisão depende da escala utilizada para emprego georreferenciamento: ela denominações tanto maior quanto maior é o detalhamento do sujeito geográfico utilizado gostar de referência. Um lote (escala maior) tem dimensões menores que um área (escala menor). Por isso, ministérios georreferenciamento de eventos tendo gostar de referência lotes tem maior precisão, comparativamente àquele eu imploro seu perdão trabalha abranger bairros.13

Vários Municípios do brasil contam abranger cadastros de endereço para der cobrança de impostos territoriais urbanos. Obviamente, essa base de dados é parcial e reflete, tão-somente, os lotes alternativa logradouros legalizados. Incluído caso, havido uma sensível perda de dados relativos às áreas ocupadas através dos populações de baixa alugar (classificadas gostar de favelas) e rurais. Em algumas localidades, isto cadastro vem ser atualizado e complementado através diversos setores, inclusive o da Saúde. O rio de Janeiro-RJ está der viabilizar recursos de programas e tecnológicos porque o que sua base cartográfica digital passe a completo dos endereços das áreas informais dá Município. Atualmente, emprego endereçamento denominada incipiente nesses regiões, seja através falta de dados de endereçamento nós sistemas de informações em saúde, seja por deficiência na atualização da base cartográfica digital. Der eficiência para eventos ocorridos na área formal denominada de prazo 95%.

Algumas cidades produziram, durante naquela fase de cadastramento do cartão SUS, uma base de dados de endereços relacionada vir usuários a partir de Sistema Único de saúde (mediante o número do cartão). Infelizmente, esse cadastro que tem sido realizado de forma padronizada pela maioria dos Municípios. Em diversos deles, ministérios cadastramento denominada espontâneo e algum tem base territorial.

Uma terceiro possibilidade denominada o uso da base territorial do censo (Cadastro de Logradouros), produzida pele IBGE alcançar a regularidade de dez anos, atualizada der cada cinco anos. Aqueles base contém a jardim de logradouros ns cidades alcançar mais de 25.000 habitantes, separados – para cada área censitário – nos seguintes campos: nome; tipo; título; início da numeração impar; começar da numeração par; acabando da numeração impar; fim da numeração par; e código de endereçamento postal (CEP), são definidos pela Empresa brasileiro de Correios e Telégrafos (EBCT). Em oficina organizada pela rede Interagencial de Informações para naquela Saúde (Ripsa), avaliou-se der qualidade dessa base e sua adequação para ministérios georreferenciamento de dados de saúde em Goiânia-GO. Assim, espera-se o aprimoramento da base territorial alcançar vistas der uma maior eficiência enquanto próximo censo. Porque o tanto, é necessária der participação do IBGE nos projetos de localização de evento de saúde dentro de de Municípios.

Outros cadastros viabilidade de tenho usados são gerados por concessionárias de serviços de saneamento, energia elétrica e telefone. Aqueles cadastros cobrem somente as áreas servidas da cidade e atualmente grande atualização. Através exemplo, na maioria dos Municípios, cerca de 90% da população urbano faz parte do cadastro das a empresa de energético elétrica.

Discussão

Em função a partir de problemas apontados neste levantamento, elas sugeridas modificações e der introdução de procedimento para emprego aperfeiçoamento de projetos de georreferenciamento segundas três linhas de atuação: captação e curar de dados de endereço pelos sistemas de informações em saúde; padronização de dados de endereço e usar de cadastros de endereços; e desenvolvendo de estratégias e programas de georreferenciamento.

Recomenda-se que sejam desenvolvidas formas de proibir padronizada de dados de endereço. Essa padronização ele pode fazer se realizar durante naquela digitação ou após, em uma passo de analisado crítica e consolidação dos dados. Um endereço tipicamente urbano contém subcampos passíveis de tenho separados enquanto momento da digitação, como tipo (rua, avenida, beco, praça, etc.), título (senador, padre, dona, santo, etc.), preposição (de, dos, das, etc.), denominação e número; alternativamente agregados em um único campo, gostar "RUA monge JOSÉ". Segundo ministérios IBGE, existir 107 tipos de logradouros e 256 títulos. Essas listas podem está dentro expandidas e fornecidas ~ por responsáveis pelo desenvolve dos programas. Os Municípios dá Rio de Janeiro-RJ (Fiocruz/MS e SMS), Belo Horizonte-MG, porto Alegre-RS e Salvador- BA (ISC/UFBa) têm crio listas privado de espécies e títulos, colocadas à disposição são de responsáveis pele desenvolvimento são de programa. A ater vantagem da separação do área de endereço em subcampos isso é na probabilidade de combinação adentraram estes, na busca das muitos formas de grafia de um endereço. Outra ajuda da separação do campo do endereço aparece durante momento de preencher ministérios formulário. Ministérios treinamento para esse preenchimento é mais efetivo enquanto se apresenta formas padronizadas: o compreendo é rapidamente absorver e posto em prática, gerando um maior número de endereços localizados.

Os SIS podem utilizar acrescido de um cadastro de endereços. Cada vizinhança que disponha de um cadastro mais atualizado e alcançar de endereços poderá usá-lo na padronização e procurar de dados dos SIS. Em Goiânia-GO, pela exemplo, emprego cadastro do mapa SUS denominações a base de endereços mais adequada para localização de dados de saúde. Outros Municípios usar a base de endereços do cadastro técnicos municipal ou do população Demográfico de 2000.

Os SIS devem captar outros campos complementares de endereço o que possam estar aplicados durante aperfeiçoamento a partir de buscas, gostar "bairro", "localidade" e "distrito" ou "área de abrangência", além do senha do Município, o que já ele vem sendo preencher adequadamente nós sistemas. Os campo "bairro" e "distrito" já existir em alguns sistemas, gostar de no Sinan. Se o mesmo denominação de logradouro for estabelecer em diferentes área da cidade, os dados desses campos podem servir como critério de diferenciação de endereços.

A avançar dos dados de endereço depende a partir de uso sobre isso informação pele próprio Município. Alcançar a intensificação de ações de saúde sediada na localização de eventos, pode-se incentivar o preenchimento adequado dos campos de endereço. Por isso, denominada importante promover um retorno do informações geradas no decorrer nível local. Aquelas experiência tenho alcançado êxito em Municípios gostar Goiânia-GO, Belo Horizonte-MG e porto Alegre-RS.

A implantação sobre isso tipo de sistemas depende da incorporação de listas de endereços, da padronização e avanço do preenchimento são de respectivos campos, da atualização da base cartográfica digitais – no decorrer que se refere ao logradouros – e da difusão de uma cultivo de geoprocessamento de informações em saúde por tudo os níveis dá SUS. Naquela consecução deste último item, possivelmente o adicionando desafiador, ele deve ter ser lograda abranger o retorno de análise e diagnósticos espaciais ao os geradores de dados, de modo der auxiliar o nível local durante planejamento de ações de saúde. Der utilização permanente são de bancos de dados para espacialização geografia de eventos deve levar ~ por aperfeiçoamento de deles qualidade. Em vários países da europa e nos a principal Unidos da América, os investimentos, tanto para localização de eventos quanto porque o estruturação de bases cartográficas, provêm de alguns setores de governo, que repostar os custos de implantação são de sistema e ajudam em seu aperfeiçoamento.12

A dificuldade em localizar dados referentes às gamas ocupadas através populações de baixa renda (favelas) abre uma chance à criação de listas dessas áreas, comunidades, residentes da vila e sub-bairros, alcançar o objectivo de complementar os cadastros de logradouros. ~ devem está dentro incorporados os chamados "endereços de ser proibido de favelas" ou de associações de moradores, geralmente usados pela federal para a entrega de correspondência, que necessariamente mentira nas favelas contudo em suas proximidades. Essa experiência ele vem sendo cumpre em Salvador-BA (ISC/UFBa) e durante Rio de Janeiro-RJ (Fiocruz/MS). Esses endereços devem composto uma culiversidade de prováveis endereços de gamas carentes – na habilidade de está dentro um mascaramento dá verdadeiro local da freqüência ocorre e respectiva população abaixo risco, indicando a gamas formal da vizinhança e algum a menção comunidade.14

Vários programas de georreferenciamento foram apresentados durante naquela Oficina (Tabela 1). Geralmente, aqueles programas permitem o relacionamento entre uma base de dados de saúde e um cadastro georreferenciado de logradouros, incorporando novos campos vir registros de saúde e, sobre isso forma, possibilitando o georreferenciamento tal dados. Entrada esses novo campos, podem-se inserção os pares de coordenadas correspondentes aos centro do sujeito geográfico alternativamente à unidade território de autoridade para resolver (setor censitário, lote alternativa trecho de rua). Algum características possíveis de tenho incorporadas naquela um programa a ser distribuído vir Municípios são apresentadas de forma sucinta, nós parágrafos naquela seguir.

Os programas podem fragmentar o campo de endereço em subcampos, de acordo com descrito anteriormente. Der ação será facilitada se estiverem disponível tabelas de tipos, título e preposições gostar as utilizadas pele IBGE e para ele EBCT.

As principais com defeito verificadas no decorrer processo de georreferenciamento são: nome de logradouros não encontrados alternativa encontrados alcançar grafias diferentes; numeração do endereço fora da área existente no decorrer cadastro de logradouros; endereço insuficiente; endereço com mais de um corresponde a no cadastro de logradouros; e pequenos erros de grafia, gostar troca ou inversão de letras. Emprego programa ele deve contar alcançar um campo para apresentou o tipo de problema encontrado durante processo de georreferenciamento de dados, emprego que permite a geração ns listas de erros a serem correção a posteriori, pelo pessoal de campo ou de postos de saúde.

Também excluir interessante introduzir papel instrumentos eu imploro seu perdão facilitem der localização de endereços. No circunstâncias de Belo Horizonte-MG, o programa admite uma tolerância de numeração de endereço que permite localizar ministérios vizinho acrescido próximo, ainda que o consistência exato do lote que seja estabelecer no cadastro de endereços. E no Rio de Janeiro-RJ (SMS), enquanto o consistência exato dá endereço algum é encontrado, ministérios SIG completo interpolação na numeração existente no logradouro, permitindo emprego georreferenciamento aproximado da ocorrência.

Outrossim, deve-se impulso um esforço especial durante sentido de evolução ferramentas de inteligência artificiais e procurar fonética, porque o facilitar der identificação de grafias o mesmo, semelhante de um mesmo logradouro ou erros de escrita, facto comentado anteriormente. Por exemplo, no mesmo fluxo de Janeiro-RJ (SMS), realiza-se pesquisa de opinião fonética (soundex) ao identificação do diferentes grafias usado para nomear um logradouro. Ministérios programa local, ademais, permite criar o artifício de armazenamento, em um campo separado, de de outros nomes respeitável "sinônimos", afrouxou a identificação automática dá logradouro e suas várias denominações. Der mesma experiência adquirindo desenvolvida pelo departamento de Informática são de SUS (Datasus/ MS), a partir de Ministério da Saúde.

Outra possibilidade de pareamento de dados de endereço com cadastros denominações a aproximação probabilística entre registros contidos nas duas tabelas consideradas. Together posições relativas dos personagem que compõem o área de endereço são comparadas, gerando um escore que mede naquela probabilidade de acerto de para registro, cuja autodeclarada caberá vir operador dá sistema. A experiência, realizada abranger o programa Reclink [desenvolvido pelo laboratório de farmacêutico Social da universidade do estado do fluxo de janeiro (IMS/UERJ)], tem alcançado êxito no pareamento de dados de diferente sistemas de informações em saúde.15

O programa até pode inventar uma saída gráfica, na qual, rapidamente, são verificadas together localizações a partir de eventos de saúde, tendo como fundo ministérios desenho a partir de ruas alternativamente quadras. Aqueles tecnologia também se encontra disponível em programas de digitar livre dar Internet.

Municípios brasileiros vêm adotar diversas estratégia para ministérios georreferenciamento de dados de saúde, a contar com dos recursos acessível e de sua base cartográfica digital. Der maior ajudando deles, entretanto, que possui qualquer são de requisitos necessários à implantação de sistemas de geoprocessamento voltados para naquela saúde. Dentro casos, uma em vez de substituir simples – e de baixo custo – isto é na busca aos Censo de 2000, correto em sua base cartográfica e base de endereços, adotando-se emprego Cadastro de Logradouros são de IBGE, proposta defendida em múltiplo fóruns de argumento sobre geoprocessamento na área da Saúde. Além de facilitar o georreferenciamento de dados, ministérios uso são de Cadastro de Logradouros são de IBGE permite calculada populações, as que serão usadas gostar de número denominador de indicadores epidemiológicos, em muitos níveis de agregação submunicipal [setor censitário; bairro; área de abrangência de unidade de saúde; áreas de cobertura do Programa saúde da doméstico (PSF); gamas de ao controle da dengue; e área sanitário].

Outra perguntas importante para discussão resulta são de grau de urbanização e consolidação de rota existente. Centros urbanos alcançar maior população, cujo desenvolve não aquisição – ou foi parcialmente – planeado –, a grande maioria enquanto país – tendências a introduzir um sistemas viário mais complexo e heterogêneo. Suas áreas periféricas e favelas contam abranger uma razoável viária individual à a partir de restante da cidade. Aqueles estrutura, em sua informalidade, dificulta a coleção e analisadas de dados de endereço, o que pode explique a baixo eficiência de georreferenciamento de dados em urbano como Salvador-BA e fluviais de Janeiro-RJ, por exemplo, quando considerado somente os logradouros constantes no cadastro do censo demográfico. Dessas eficiência pode conseguir um aumento consideravelmente abranger o desenvolvimento de um atuavam de compatibilização então endereços informais alcançar listas de endereços de favelas e loteamentos recentes, incluindo ocupações. Essa fase, chamada telefónica de georreferenciamento semi-automático, exige grande esforço técnicos na atualização e busca de endereços alternativos ~ por constantes dos cadastros urbano convencionais.

Os sistemas de informações em saúde devem permitir a entrada padronizada de dados de endereço. Aquelas padronização pode ser feita mediante a incorporação de inclinação de tipos, títulos e logradouros, fornecidas para o Prefeitura Municipal; alternativamente pelo IBGE, no circunstancias do Cadastro de Logradouros do censo de 2000. Esse Cadastro mas pode ter várias é diferente aplicações, no alcance das ações do Ministério da Saúde.

Ressalta-se, ademais, a possibilidade de em desenvolvimento de um programa característica de georreferenciamento de dados de saúde aproveitando as experiências acumuladas em alguns Municípios (Tabela 1). Esse programa, naquela ser distribuído naquela todas together SMS, incentivaria ministérios uso de habilidade de geoprocessamento e a avanço da qualidades de dados de endereço. Porque o os Municípios não tem cadastro de logradouros, ministérios programa incorporaria a base do censo de 2000.

Os resultados obtidos no decorrer processo de georreferenciamento de dados de saúde são, em compridas parte, família da família da qualidades desses dados e da base cartográfica sobre a qual ser dispostos. Enquanto nível local, têm-se verificado a atuação de projetos de produção de comunicação cartográficas digitais, que, salvo papel exceções, denominações diretamente proporcional aos tamanho e nível de organização a partir de Município. Nessa escala, ministérios geoprocessamento em saúde tem se beneficiado da digitalização dos componentes urbanos (arruamento e papel internas a partir de Município) e da estruturação dos códigos de logradouros, para emprego planejamento município e naquela arrecadação de impostos, respectivamente.

No Brasil, em Municípios balsa os instalações para o desenvolvimento de sistemas de informações geográfico – SIG – foi ~ maciços, gostar de é circunstancias de Belo Horizonte-MG, o georreferenciamento ajuda dessa base cartográfica detalhada. Seu custo, entretanto, excluir muito máximo e transcende a capacidade do setor Saúde. Uma estratégia alternativas e eficaz no limite de bons resultado encontra-se na microlocalização de eventos de saúde, sediada na criação de bons cadastros alfanuméricos e na padronização da entrada de endereços. Na muitos das cidades brasileiras, together regras básicas de padronização de endereços algum são obedecidas, predomina em sua periferias e área de ocupação irregular, como favelas. Papel cidades apresentam alto índice de numeração irregular; outras, como Brasília-DF e Palmas-TO, usar endereços através dos quadra e não por logradouro. E os cartões urbanos digitais, quando disponíveis, algum seguem um critério único.

A demanda a partir de setor Saúde pela ferramentas de geoprocessamento é crescente. Naquela plena utilização dessas técnicas depende, todavia, da disponibilidade e doação de dados georreferenciados. A analisadas desses dados pelo grau local, de sua parte, denominada o que tem incentivado a avançar da qualidade são de sistemas de informações e das base cartográficas, gerando um instrumento de retroalimentação o que garante o aperfeiçoamento de projetos de geoprocessamento de dados de saúde.

O ministério da Saúde, em ação conjunta com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização mundial da saúde (OPAS/OMS), vem desenvolvendo uma estratégia de articulação interinstitucional focada na criação da network Interagencial de Informações para naquela Saúde – Ripsa –, já mencionada nisso relato. Integrada através dos entidades e instituições envolvidas abranger a produção e análise de dados em saúde, naquela Ripsa viabiliza parcerias e trocados visando aos aperfeiçoamento da conhecimento do desenhado sanitário do Brasil. Naquela Rede é montado de subgrupos de trabalho, os denominados comitês Técnicos Interdisciplinares (CTI), definiram segundo necessidade identificadas. O comitê Temático interdisciplinar sobre Geoprocessamento e dados Espaciais em Saúde16 tem, gostar integrantes, der OPAS/OMS, der Secretaria de Vigilância em Saúde dá Ministério da saúde (SVS/MS), ministérios Datasus/MS, naquela Fiocruz/MS, o IBGE e representantes a partir de Secretarias de estado e municipais de Saúde. Deles missão prosight reside na coordenação do movimento nacional para emprego aperfeiçoamento da análise dos sistemas de informações em saúde, nós vamos como na articulação entrou instituições produtoras de dados de atenção para emprego geoprocessamento em saúde, consubstanciada na reunião de dados textuais e cartográficos e na divulgação de habilidade e programas de análise espacial e dados.

Agradecimentos

Os autor agradecem a participação de técnicos a partir de Ministério da saúde e a partir de Secretarias municipal de Saúde, por sua contribuição para o levantamento do estágio actuais dos projetos de georreferenciamento em cidades brasileiros e proposição de alternativas de aperfeiçoamento como sistemas. São eles: Carla Domingues; carlos Rodrigo; Cláudia Risso; Claunara Schilling Mendonça; davi Felix Martins Junior; Denise santos Correia de Oliveira; edward Macário; hudson Carrano; maria Cristina de Matos Almeida; Rui Flores, Ruth Glatt; Vera Regina Barêa; Walter luís Batista Ferraz; Wendell Kill; e Werner Leyh.

Ver mais: Dor No Lado De Dentro Do Joelho, Dor No Joelho

Referências bibliográficas

1. Krieger N, Chen JT, Waterman PD, Rehkoptf DH, Subramanian SV. Race/ethnicity, gender, and monitoring socioeconomic gradients in health: naquela comparison the area-based socioeconomic measures. The publicamente health disparities geocoding project. Americano Journal of public Health 2003; 93(10):1655-1671.2. Bennett D. Explanation in medical geography. Evidence e epistemology. Sociedade Science and Medicine 1991;33:339-346.3. Barcellos C, santos SM. Putt dados durante mapa: a escolha da unidade espaço de agregação e integração de comunicação de dados em saúde e arredores através do geoprocessamento. Informe Epidemiológico do SUS 1997;VI(1):21-29.4. Malta DC, Almeida MCM, dias MAS, Merhy EE. A mortalidade filho em Belo Horizonte, minha Gerais, Brasil, por áreas de abrangência dos centros de saúde (1994-1996). Cadernos de Saúde publicamente 2001;17(5):1189-1198.5. Jones HM. Applications of far sensing to a identification of the habitats that parasites e disease vectors. Parasitology this particular day 1989;5(8):244-250.6. Vine MF, Degnan D, Hanchette C. Geograficamente Information Systems: their use in environmental epidemiologic research. Environmental Health Perspectives 1997;105(6):598-605.7. Bailey TC. A review of statistical spatial evaluation in geographical details systems. In: Fotheringham S, Rogerson P. Spatial Analysis e GIS. Londres: Taylor & Francis; 1994. P. 13-44.8. Sala G, Monteiro AMV. Geocomputation techniques porque o spatial analysis: are they relevant to health data? Cadernos de Saúde pública 2001;17(5):1059-1081.9. Barcellos C, Ramalho WM. Situação atualmente do geoprocessamento e da análise de dados espaciais em saúde no Brasil. Publicação periódica de Informática pública 2002;4(2):221-230.10. Dramowicz E. 3 standard geocoding methods. Directions magazine [monography on a Internet] [cited 2004 Out]. Easily accessible from: http://www. Directionsmag.com/article.php?article_id=670.

11. Ximenes RAA, Martelli CMT, Souza WV, Lapa TM, Albuquerque MFM, Andrade ALSS, Morais neto OL, Silva AS, lima MLC, portugal JL. Vigilância de doenças endêmico em áreas urbanas: der interface entrada mapas de campo censitários e indicadores de morbidade. Cadernos de Saúde público 1999;15(1):53-62.12. Skaba DA, Carvalho MS, Barcellos C, Martins PC, Terron SL. Geoprocessamento dos dados da saúde: o curar dos endereços. Cadernos de Saúde pública 2004;20(6):1753-1756.13. Davis CA, Fonseca FT, Borges KAV. Naquela Flexible adressing system ao approximate geocoding. In: Proceedings of a 5th Brazilian Symposium top top Geoinformatics; 2003; campos do Jordão-SP, Brazil. Campos do Jordão-SP; 2003.14. Gracie R, Barcellos C, Pina F, Magalhães M. Problema de localização de evento de saúde dentro favelas dá Município são de Rio de Janeiro. In: Anais a partir de 2o Simpósio nacional de geografia da Saúde; 2005; fluxo de Janeiro-RJ, Brasil. Fluviais de Janeiro-RJ; 2005.15 Camargo-Jr KR, Coeli CM. Reclink: usar para ministérios relacionamento de comunicação de dados, implementando o método probabilistic record linkage. Cadernos de Saúde público 2000;16(2):439-447.16. Geosaúde. Comitê Temático interdisciplinar sobre Geoprocessamento e dados Espaciais em saúde . Rio de Janeiro-RJ: Fiocruz; 2003 [acessado 2005 out.]. Disponível em: http:// www.geosaude.cict.fiocruz.br

*
Endereço ao correspondência: gabinete da Saúde, instituto Oswaldo Cruz, centrado de Informação cientista e Tecnológica, departamento de Informações em saúde Av. Brasil, 4365, Manguinhos, rio de Janeiro-RJ, brasil CEP: 21045-900 E-mail:xris