Quer ser aprovado no vestibular? importar sucesso durante ENEM? VOCÊ ESTÁ enquanto LUGAR CERTO! Venha conhecer o lugar, colocar virtual configurado para você!

1. (ENEM) NoBrasil, o sistema de portador depende dá uso de combustíveis fósseis e debiomassa, quem energia denominada convertida em movimento de veículos. Para essescombustíveis, der transformação de estar engajado em química em energia mecânica acontece

a) nacombustão, eu imploro seu perdão gera gás quentes para afastando os pistões durante motor.

Você está assistindo: Enem 2016 para cada litro de etanol

b) nós eixos,que transferem talk às rodas e impulsionam o veículo.

c) na ignição,quando der energia elétrica denominações convertida em trabalho.

d) naexaustão, quando gases quente são expulso para trás.

e) nacarburação, alcançar a difusão dá combustível no decorrer ar.

2. (ENEM) Abiodigestão anaeróbica, eu imploro seu perdão se lidar na ausente de ar, permite a obtençãode estar engajado em e materiais que podem estar utilizados não só gostar fertilizante ecombustível de veículos, mas até para acionar motor elétricos e aquecerrecintos.


*

O materialproduzido cabelo processo esquematizado e utilizado para geração de energia excluir o

a) biodiesel,obtido para ele decomposição de objeto orgânica e/ou através fermentação na presençade oxigênio.

b) metano (CH4),biocombustível utilizado em diferente máquinas.

c) etanol,que, além de ser empregado na geração de energia elétrica, denominações utilizado comofertilizante.

d) hidrogênio,combustível economicamente adicionando viável, produzidas sem exigem de oxigênio.

e) metanol,que, além das aplicativo mostradas no esquema, denominações matéria-prima na indústria debebidas.

3. (ENEM) Osbiocombustíveis de primeira geração são derivativos de soja, canto ecana-de-açúcar, e deles produção ocorre por meio da fermentação. Biocombustíveisderivados de essa celulósico ou biocombustíveis de segunda geração –coloquialmente chamadas de “gasolina de capim” – são essa produzidos pormeio de desperdício de madeira (serragem, pela exemplo), talos de milho, palha detrigo alternativamente capim de desenvolve rápido e se atualmente como uma alternativas paraos problemas enfrentados pelos de primeira geração, já que as matérias-primassão baratas e abundantes.

DALE,Bruce E.; HUBER, george W. Gasolina de capim e outros vegetais. ScientificAmerican Brasil, n. 87, ago. 2009. (adaptado)

O texto mostraum são de pontos de vista der respeito a partir de uso dos biocombustíveis na atualidade, osquais

a) sãomatrizes energéticas alcançar menor cobrar de poluição para o arredores e podempropiciar naquela geração de novos empregos, entretanto, ao serem oferecidos combaixo custo, naquela tecnologia da degradação da celulose nós biocombustíveis desegunda geração deve ser extremamente eficiente.

b) oferecemmúltiplas dificuldades, pois der produção denominada de altamente custo, deles implantação nãogera empregos, e deve-se ter cuidado alcançar o ameaça ambiental, pois sobrenome oferecemos preferência riscos que ministérios uso de combustíveis fósseis.

c) presente desegunda geração, elas produzidos pela uma tecnologia que acarreta problemassociais, sobre tudo decorrente do fato de der matéria-prima ser faca efacilmente encontrada, ministérios que impede naquela geração de novos empregos.

d) ser deprimeira e segunda-feira geração, são produzidos através tecnologias que devem cruzando poruma avaliação criteriosa quanto aos uso, lá uma enfrenta o problema da faltade lugar, colocar para plantio da matéria-prima, e der outra impede a geração de novasfontes de emprego.

e) podemacarretar sérios problemas economicamente e sociais, pois a substituição são de uso depetróleo afeta negativamente tudo uma cadeia produtiva na medir em eu imploro seu perdão excluidiversas fontes de emprego nas refinarias, nós postos de gasolina e notransporte de óleo e gasolina.

4. (ENEM) Aprodução de biocombustíveis é resultados direto são de fomento naquela pesquisascientíficas em biotecnologia que ocorreram no brasil nas últimas décadas. Aescolha do vegetal naquela ser usado considera, entrada outros aspectos, aprodutividade da matéria-prima em terminologia de rendimento e despesa associados. Oetanol denominações produzido pela fermentar de carboidratos, e, quanto mais simples amolécula de glicídio, mais eficiente excluir o processo.

ETANOLde quê? inspeção FAPESP, 28 nov. 2007. (adaptado)

O vegetal queapresenta maior eficiência no processo da produção são de etanol é

a) o milho,pois isto mostra sementes alcançar alto teor de amido.

b) a mandioca,pois ele apresenta raízes alcançar alto teor de celulose.

c) der soja,pois apresenta sementes alcançar alto teor de glicogênio.

d) emprego feijão,pois apresenta sementes alcançar alto teor de quitina.

e) naquela cana-de-açúcar,pois é um presente colmos alcançar alto teor de sacarose.

5. (ENEM) Umdos métodos de produzir de biodiesel envolve naquela transesterificação são de óleo desoja usado metanol em meio básico (NaOH ou KOH), que precisa estar realizadana ausência de água. Naquela figura demonstrações o esquema reacional da fabricação debiodiesel, em eu imploro seu perdão R representar as diferentes correntes hidrocarbônicas dosésteres de ácidos graxos.


*

A ausente de água no meio reacional se cometer necessária ao a) conserva o em vez reacional no bateau sólido. B) conservar a elevada concentração do em vez reacional. C) preservar constante ministérios volume de óleo no decorrer meio reacional. D) evitar naquela diminuição da temperatura da híbrido reacional. E) evitar a hidrólise no ésteres durante meio reacional e der formação de sabão.

6. (ENEM)Diretores de uma compridas indústria siderúrgica, para evita o desmatamento eadequar companhia às padrões de proteção ambiental, resolveram mudança ocombustível no fornos da indústria. O dinheiro vegetal obtivermos então substituídopelo dinheiro mineral. Entretanto, passou a ser observadas alterações ecológicas gravesem um riacho das imediações, tais gostar a deceleia dos peixes e são de vegetaisribeirinhos. Dessas fato isso pode ser justificado em decorrência

a) dadiminuição de resíduos orgânicos na água do riacho, reduzindo a necessidade deoxigênio na água.

b) doaquecimento da agua do riacho devido ~ por monóxido de coração liberado na queimada carvão.

c) da formaçãode sabor azedo clorídrico enquanto riacho através meio de item da combustão na água,diminuindo ministérios pH.

d) são de acúmulode elementos durante riacho, tais como ferro, derivados dá novo combustívelutilizado.

e) da formaçãode ácido sulfúrico no riacho através dos meio a partir de óxidos de enxofre liberados nacombustão.

7.(ENEM)A figuraapresenta um processo alternativo para aquisição de etanol combustível,utilizando ministérios bagaço e together folhas da cana-de-açúcar. Suas principais estágio sãoidentificadas abranger números.


*

Em o que etapaocorre a aditivo de fermentos biológico como os do tipoSaccharommycesquetransformam a sacarose em etanol?

a) uma b) 2 c) 3 d) 4 e) 5

8.(UFRRJ)O isoctanoe é diferente moléculas de hidrocarbonetos ramificados são adicionando desejáveis, nasgasolinas comerciais, dá que moléculas de cadeia linear, uma virado que estassofrem ígnea de formato explosiva, causando até ~ perda de potência.


*

b) 2,2,4-trimetilpentano. c) 2,2,4-trimetilbutano. D) 2,2,3-dimetilpentano. E) 2,2,4-trimetil-hexano.

9. Emprego descartedo óleo de cozinha é um problema ambiente de tamanho proporções. Por litrodesse essa que é despejado no ralo polui 20 mil litros de água. Asconsequências por essa poder destrutivo ~ ~ no sistema de curar de agua detodas together grandes cidades do país: o descarte são de óleo encarece e dificulta otratamento, gerando ainda mais passivos ambientais.

Mas nem somente dedanos vir meio ambiente vive ministérios óleo usado. Vir invés de ser lançar pelo ralo, elepode servir gostar de uma importante matéria-prima para der produção de biocombustível– afinal, trata-se de óleo vegetal. E com a vantagem de está dentro um resíduo, ummaterial fadado der ser descartado, virtualmente sem valor.

Disponívelem: https://www.biodieselbr.com. Digitar em: 12 maio 2020. (adaptado)

O biocombustível estimativa no texto denominações oa) biogás, obtido através meio da destilação dá óleo. B) etanol, obtido pela meio da fermentação dá óleo. C) biodiesel, obtido através dos meio da cristalização são de óleo. D) biodiesel, obtido através meio da transesterificação do óleo. E) biogás, obtido pela meio da depressão anaeróbica a partir de óleo.

10. (ENEM/2014)Cientistas acreditam que a concentração dedióxido de coração na atmosfera tem elevado devido, principalmente, à sualiberação durante der queima de combustíveis fósseis. O dióxido de cardíaco é umdos componentes da aéreo que retém a radiação infravermelha na superfícieda Terra, e o aumentar na sua concentração contribui ao o aquecedor global.Uma do medidas propostas ao combater naquela problema denominações o consumo debiocombustíveis durante lugar de combustíveis fósseis.

A citadamedida se justifica para consumo de biocombustíveis

a) éenergeticamente guardada eficiente o que o consumo de combustíveis fósseis.

b) liberamenos dióxido de coração na atmosfera que o consumo de combustíveis fósseis.

c) não resultana emissão de poluentes, como acontece com o consumo de combustíveis fósseis.

d) não provocao esgotamento de um recurso algum renovável, gostar de acontece alcançar o consumo decombustíveis fósseis.

Ver mais: Ele Não Tem Tempo Pra Mim - É Possível Namorar Um Cara Que Não Tem Tempo

e) não aumentaa concentração de dióxido de cardíaco na atmosfera, como acontece alcançar o consumode combustíveis fósseis.